Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

Substituições adicionais por concussão avançam em janeiro de 2021

Revelação feita pelo International Board

A substituição adicional de um jogador em caso de concussão durante um jogo vai começar a ser testada a partir de janeiro de 2021, revelou o International Board (IFAB) esta quarta-feira.

«O objetivo é evitar que o jogador em causa sofra um segundo choque na cabeça na mesma partida, o que pode ter graves consequências. A saída do jogador deixa tempo para avaliar adequadamente a sua saúde. Uma concussão pode ser inicialmente subestimada, mas pode ter efeitos tardios», referiu o diretor técnico do IFAB, David Elleray, através de teleconferência.

PUB

Elleray, antigo árbitro inglês, explicou que após meses de análise o sistema de substituição permanente foi preferido à substituição temporária, uma vez que, considerou, essa substituição colocaria pressão sobre o jogador para poder retomar a partida. «A ideia é estabelecer uma regra aplicável a todos os níveis do futebol, desde o amador ao profissional.»

Este protocolo devia ter sido testado pela primeira vez durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, que entretanto foram adiados para o próximo ano.

Cabe, por isso, às confederações e federações de cada país manifestarem interesse junto da FIFA para que testes a regra.

Nos últimos meses, o tema das concussões no futebol tem sido muito discutido, numa altura em que têm sido tornados públicos casos de antigos jogadores diagnosticados com doenças do foro neurológico.

Recentemente, em entrevista a um podcast, Jan Vertonghen, defesa do Benfica, revelou ter sofrido durante nove meses os efeitos de uma concussão em 2019 numa partida do Tottenham frente ao Ajax.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!