Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

Shearer quer saber se os cabeceamentos podem provocar demência

Antigo jogador inglês participa em testes cerebrais de uma universidade

Redação

Foi uma das grandes figuras do futebol inglês nos anos 90 e início do novo milénio e, aos 47 anos, assumiu a sua preocupação com possíveis lesões na cabeça que o futebol pode deixar.

Alan Shearer, antigo jogador de Southampton, Blackburn Rovers e Newcastle, está a colaborar em pesquisas com a universidade escocesa de Stirling para detetar até que ponto os remates de cabeça influenciam as funções do cérebro.

PUB

«Estou preocupado por poder desenvolver demência, é algo que me incomoda, que eu possa não ter futuro por causa do futebol», referiu Shearer, citado pelo The Telegraph.

Shearer é protagonista no documentário «Alan Shearer: a demência, o futebol e eu» do canal televisivo BBC, transmitido no próximo domingo, que revelará as diferenças na química cerebral do antigo jogador de futebol. Neste, Shearer viu analisadas as funções cerebrais antes e depois de cabecear uma bola nova por 20 vezes, projetada por uma máquina que simulava a potência de uma bola, como vinda de um pontapé de canto.

«Com um grande número de pessoas no mundo a fazer este desporto, é importante estar consciente do que está a acontecer no cérebro e os efeitos duradouros que isso possa ter», avisou.

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!