Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

Espanha: Lopetegui também tem um «mental coach»

Juan Carlos Álvarez já trabalhava com o técnico nos tempos do FC Porto

Redação

O atual selecionador espanhol, Julen Lopetegui, também tem um mental coach. Chama-se Juan Carlos Álvarez, e colabora com o técnico desde os tempos do FC Porto, embora na altura tal fosse desconhecido.

Nascido em Oviedo há 55 anos, Juan Carlos Álvarez foi treinador de basquetebol durante dez anos, a nível escolar, e é licenciado em Psicologia. 

PUB

«Lopetegui procura uma forma distinta de pensar o seu trabalho», explica o mental coach, que ajuda o técnico a definir a sua liderança, rejeitando que isso seja um sinal de fraqueza do selecionador espanhol.

«Pelo contrário. É um sintoma de força e coragem. Os grandes líderes, nas empresas ou no desporto, procuram rodear-se de pessoas que acrescentem valor e ideias, para impulsionar ainda mais o seu papel. É preciso humildade, mas sobretudo coragem, para não te importares com o que dizem se te apoias num psicólogo. As pessoas inseguras não o fazem, ou então escondem-no», defende Juan Carlos Álvarez em entrevista ao «El País».

O psicólogo diz que Lopetegui «tem princípios muito claros», aos quais é «fiel e coerente», e «coloca sempre o respeito e a honestidade à frente». Vencer é um objetivo de qualquer treinador, claro está, mas Juan Carlos Álvarez diz que Lopetegui não pensa apenas em manter o lugar, que «acredita no desenvolvimento do jogador».

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!