Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

Factos e figuras do que se jogou (e não só) lá por fora

Golos, terrorismo ou lesões, os destaques que ficaram para contar

Redação

Este foi um fim de semana em que houve avançados a confirmarem os créditos que já tinham adiantado, treinadores a solidificar as apostas que neles fizeram ou leões a mostrarem um dos lados mais tristes da profissão.

Mas há mais motivos para lamentar o que apanha o futebol pelo meio, pois a realidade global do presente acaba também por não deixar de fora o desporto entre ataque terroristas ou incidentes geopolíticos.

PUB

Aubameyang marca como ninguém

É o avançado com mais golos em jogos oficiais das cinco ligas de topo da Europa. Aubameyang tem 27 golos marcados e tem a concorrência a sete de distância. Neste domingo, o gabonês «bisou» no triunfo do Borussia Dortmund sobre o Estugarda e aumentou para 17 no número de golos na Bundesliga, que o deixam não no topo da tabela de marcadores do campeonato alemão como o melhor goleador entre as cinco principais ligas europeias. Voltando a estas, Aubameyang é líder à frente de dois adversários também da Bundesliga – aos quais se juntou (mais tarde do que este tweeet) Aduriz, de quem já se falará.  

Klopp vai somando

Jürgen Klopp começou a sua jornada em Liverpool com três empates seguidos – dois para a liga inglesa com um para a Liga Europa pelo meio. Depois disso, ganhou seis jogos (dois para a Liga Europa) sendo uma das vitórias em Stamford Bridge. Ganha a embalagem, os «reds» do treinador alemão apenas registaram um desaire com a derrota caseira frente ao Crystal Palace, que está a fazer um campeonato notável precedendo-os na classificação. É isso, o Liverpool já é sexto na tabela da liga inglesa (a dois pontos de um lugar europeui) quando era décimo quando Klopp chegou. Bom sinal a fechar a semana que marcou a qualificação para os 16 avos de final da Liga Europa. O alemão vai personalizando o Liverpool, ao jeito que já habituou, quer pelo jogo daa sua equipa quer pelo sua forma de estar – como foi virar as costas quando Milner foi cobrar o penálti que deu o triunfo sobre o Swansea.

PUB

Lesão de Tiago

O jogador português magoou-se com gravidade. Fraturou a tíbia da perna direita. Foi operado neste domingo com sucesso. Tiago tem um período de convalescença estimado em quatro meses antes de poder voltar a treinar – e isto para começar a ganhar forma, claro. O internacional português tem um longo período de recuperação pela frente o que é sempre mau para o presente de uma época, mas que é sempre pior em ano de Campeonato da Europa. Este foi seguramente um dos factos a lamentar neste fim de semana e já gerou uma onde de solidariedade.

Sinais dos tempos

Vivem-se tempos conturbados a nível político e social e os acontecimentos de todos estes dias que se vivem não deixam o futebol fora. Os atentados terroristas de Paris da última sexta-feira 13 tiveram mesmo como alvo o futebol num dos seus palcos. As consequências (não só desses atentados no Stade de France em concreto, como de todos os actos) continuam a viver-se ainda hoje, cerca de duas semanas depois. Em França, o governo mantém a interdição nos estádios aos adeptos visitantes. Mas há mais sinais. O caso delicado que envolve a Turquia e a Rússia depois do abate de um caça russo pelos turcos também já chegou ao futebol. O governo russo proibiu os clubes russos de contratarem jogadores turcos.

PUB

O tridente do Barça não desilude

O Barcelona marcou 20 golos nos últimos cinco jogos (e sofreu um), que foram os feitos neste mês de novembro. Messi só participou nos três últimos. No primeiro deles, entrou a partir do banco depois da paragem que tinha sofrido por lesão. E não marcou. Foi na goleada de 4-0 em casa do Real Madrid. No penúltimo, o argentino já marcou, com Luis Suárez também a faturar e foi Neymar Jr. a ficar em branco. Naqueles dois jogos, o score ficou nos 10-1. Com o deste domingo, os últimos três jogos já com Messi, Suárez e Neymar deram 14-1 para o Barça. Neste domingo, o tridente voltou a funcionar em pleno com dois golos do argentino, um do brasileiro e outro do uruguaio. A linha avançada mais temida do mundo não está a desiludir e já está na sua média. Com 20 golos nos últimos cinco jogos, a Real Sociedad foi goleada por 4-0.

PUB

Aritz Aduriz marca três

É altura de voltar a Arizt Aduriz. O avançado basco do Ath. Bilbao marcou os três golos com que a sua equipa derrotou o Villarreal e cujo triunfo acabou por deixar os adversários deste domingo com apenas um ponto de vantagem na classificação. Aduriz tem apenas 10 golos marcados na liga espanhola, mas – como se viu – tem 20 em todos os jogos oficiais pelo Athletic: seis na Liga Europa a juntar a quatro que trouxe da Supertaça de Espanha.

Marco Silva recordista

O Olympiacos de Marco Silva está imparável na liga grega. O clube orientado pelo treinador português somou o 11º triunfo consecutivo no campeonato registando o melhor arranque de sempre na prova: 33 pontos nos mesmos possíveis. O grupo treinado por Marco Silva, com o triunfo deste domingo, igualou também a melhor série de vitórias na liga grega, que já era do clube, registado na época 1966/67. O Olympiacos segue em velocidade de cruzeiro no campeonato para se dedicar ao ataque aos 16 avos dos Liga dos Campeões podendo perder 1-2 em casa com o Arsenal na última jornada.

Vardy confirma recorde

O nº11 fica também para fechar estes factos e figuras. Foi sendo anunciado. Jamie Vardy confirmou as expectativas. O avançado do Leicester City tornou-se neste domingo no recordista de jogos sucessivos a marcar na Premiership: 11, pois claro. O golo foi marcado no empate do líder da liga inglesa frente ao Machester United, o clube do antigo recordista de jogos seguidos a fazer golos: Ruud van Nistelrooy. Ficou feito.   P.S.Nuno Espírito Santo deixou o comando técnico do Valencia neste domingo. É uma decisão tomada quando o treinador português deixou a equipa espanhola no nono lugar do campeonato com 13 jornadas disputadas e não dependendo só de si para apurar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões quando já só falta uma ronda.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!