Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

Mkhitaryan é persona non grata no Azerbaijão, Dortmund impede viagem

Conflito entre Arménia e Azerbaijão condiciona entrada do jogador no país

Redação

Henrikh Mkhitaryan, médio criativo do Dortmund, não deverá será incluído no lote de convocados para o jogo da Liga Europa, frente ao Qabala, do Azerbaijão, por questões políticas entre o país do adversário e o seu país de origem, a Arménia.

O Borussia Dortmund, através do seu diretor desportivo, confirmou que o jogador não iria viajar. «Mkhitarian provavelmente não vai para o jogo contra o Qabala. Analisámos a situação. Existe um conflito entre a Arménia e o Azerbaijão e temos de proteger os nossos jogadores. Há dificuldades relacionadas com a sua segurança», afirmou Hans-Joachim Watzke.

PUB

O conflito é geopolítico devido à região de Nagorno-Karabach, situada em território do Azerbaijão, mas que é, maioritariamente, habitada por arménios. Os habitantes desta região pretendiam «separar-se» dos Azeris e a tensão aumentou nos finais da década de 80, desencadeando uma guerra, que terminou em 1994, com o declarar do cessar-fogo.

Aproximadamente 30 mil pessoas morreram, naquele período, e a discórdia nunca terminou, com várias guerrilhas até aos dias de hoje. A região chegou mesmo a declarar a independência em 1992, mas internacionalmente esta nunca foi reconhecida.

Mas o que é que o médio do Dortmund tem a ver com isto?

Ora, não existem relações diplomáticas entre estes dois países e o governo do Azerbaijão proíbe mesmo a entrada de arménios no país, não concedendo os vistos. A situação é ainda mais grave para um arménio que tenha visitado a região de Nagorno-Karabach. Quem o fez fica incluído numa lista de «personas non gratas», que caso entrem no Azerbaijão poderão ser presas. 

PUB

Mkhitaryan está nessa lista por ter entrado na região pelo menos três vezes. «Queríamos ajudar a Arménia e a República de Nagorno-Karabakh, as famílias dos soldados da liberdade, para ser mais exato, porque acho que precisam dessa iniciativa», afirmou o jogador em 2010, aquando de uma visita à região.

Quando o sorteio colocou o Qabala no camingo do Dortmund as autoridades do Azerbaijão deixaram em aberto conceder um visto de entrada a Mkhitaryan, ao abrigo do respeito pelo desporto, mas o Dortmund receia que não estejam garantidas as necessárias condições de segurança para o seu jogador. 

Tomas Tuchel fica, assim, sem poder contar com o jogador, importantíssimo na dinâmica da equipa, mas salvaguarda a segurança do médio, evitando problemas maiores. 

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!