Já fez LIKE no MaisFutebol?
Investimento  |  

Investidores portugueses arriscam em períodos voláteis do mercado

Fundos do mercado monetário nacional foram os que mais perderam

RedaçãoLF

Apesar da sua aversão ao risco, os investidores portugueses tenderam para extremos investindo tanto em Fundos de Capital Garantido como em Fundos de acções de Energias Renováveis e Alterações Climáticas, entre o início de Dezembro do ano passado e o final de Fevereiro de 2008, de acordo com uma análise dos dados da Lipper Feri efectuada pela Fidelity International.

Enquanto os investidores de toda a Europa, no seu conjunto, optaram pelo «refúgio» que os Fundos de Mercado Monetário representam, os holandeses, os portugueses e os suecos contrariaram esta tendência.

PUB

Durante o mesmo período, os investidores portugueses mostraram-se ousados, com 31 por cento e 22% das subscrições a serem canalizadas respectivamente para Fundos Garantidos e para Fundos de Acções de Energias Renováveis e Alterações Climáticas.

«Talvez numa tentativa de diversificarem as suas carteiras, deram igualmente preferência a vários tipos de fundos», adianta.

Contrariando a tendência geral nos países europeus, em Portugal , os fundos do mercado monetário foram os principais perdedores, com os resgates a atingirem os 26%.

Os investidores suecos, mostrando igualmente uma tendência contrária ao resto da Europa, foram os que tiveram maior apetência pelo risco, com 50% das subscrições a serem canalizadas para as acções dos quais 20% para os mercados emergentes. No entanto, o mercado monetário, as obrigações e os hedge funds lideraram as subscrições em Espanha, com 68% e 20% canalizados respectivamente para os fundos de mercado monetário e para os fundos de obrigações (14% para obrigações em euros e 6% para obrigações em moedas mundiais).

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!