Já fez LIKE no MaisFutebol?
Modalidades  |  

Istambul, Madrid ou Tóquio, uma delas ganhará os Jogos Olímpicos 2020

Decisão será tomada neste sábado pelo Comité Olímpico Internacional

Redação

Os Jogos Olímpicos de 2020 vão para Istambul, Madrid ou Tóquio. E o vencedor será conhecido neste sábado em Buenos Aires, durante a 125ª Assembleia Geral do Comité Olímpico Internacional.

É uma corrida apertada. Desta vez não há um claro favorito. Embora Istambul pareça menos forte, sobretudo depois da instabilidade social no país, Madrid e Tóquio deverão manter um braço de ferro cerrado até ao final. A votação realiza-se na noite de sábado a duas voltas, se não houver maioria absoluta à primeira.

PUB

A reunião do COI decorre até terça-feira, dia em que será eleito novo presidente para suceder ao belga Jacques Rogge, que abandona o cargo ao fim de 12 anos. Há seis candidatos à sua sucessão.

Os membros do Comité Olímpico também vão decidir, no domingo, sobre a inclusão de mais uma modalidade para os Jogos Olímpicos de 2020. As hipóteses são o com basebal/softbal, o squash ou a luta greco-romana, que foi retirada do programa já depois de Londres 2012, mas foi autorizada a recandidatar-se.

Conheça as candidatas aos Jogos Olímpicos de 2020

Istambul

Passado: nunca se realizaram Jogos Olímpicos em Istambul, nem na Turquia. A cidade já se candidatou cinco vezes (2000, 2004, 2008, 2012 e 2020).

Orçamento provisório para 2020: 22,1 mil milhões de dólares, de novo dados da France Press, dos quais 16.6 mil para infra-estruturas desportivas e de transportes.

Slogan: «Bridge Together»

Ponto da situação: faltam quase todas as instalações olímpicas, incluindo o estádio no lado asiático da cidade, que está previsto receber as cerimónias de abertura e encerramento.

PUB

A favor: Istambul faz valer a sua situação geográfica, prometendo os primeiros Jogos a realizar-se em dois continentes, Europa e Ásia.

Contra: a situação política e a tensão no país, com a repressão das autoridades às manifestações de junho, prejudicaram seriamente a imagem da Turquia e da candidatura de Istambul. Além disso, o desporto turco foi abalado recentemente por vários escândalos de doping.

Madrid

Passado: a capital de Espanha nunca recebeu os Jogos. Esta é a sua quarta candidatura, a terceira consecutiva (1982, 2012, 2016 e 2020). Barcelona, em 1992, foi a única cidade espanhola que já acolheu os Jogos Olímpicos de Verão.

Orçamento provisório para 2020: 5,2 mil milhões de dólares no total, 3.1 mil milhões de dólares diretamente associados aos Jogos.

Slogan: «Illuminate the Future»

Ponto da situação: a organização garante que já tem 80 por cento das infra-estruturas construídas.

A favor: Madrid acentua o facto de já ter muito caminho andado, e promete uns Jogos num espaço geográfico relativamente curto.

PUB

Contra: o clima de recessão financeira em Espanha levanta dúvidas sobre a viabilidade do projecto, mas a organização responde com o argumento de que tem um orçamento baixo para responder à crise.

Tóquio

Passado: recebeu os Jogos Olímpicos em 1964. Já se candidatou cinco vezes (1940, 1960, 1964, 2016 e 2020). Aliás, foram-lhe atribuídos os Jogos de 1940, mas retirados, em clima de Guerra Mundial, e entregues a Helsínquia. Acabaram por ser cancelados.

Orçamento estimado para 2020: o orçamento total, ainda segundo a France Press, é de 8,5 mil milhões de dólares, 3,8 mil dos quais para construção de instalações olímpicas e outras infra-estruturas.

Slogan: «Discover Tomorrow»

Ponto da situação: 20 das 35 instalações olímpicas serão construídas de novo, incluindo um estádio nacional com capacidade para 80 mil espectadores, que as autoridades japonesas garantem que será feito independentemente da candidatura.

A favor: o Japão promete que o mundo estará «em mãos seguras», num país sem problemas graves de segurança, e que terá a mais moderna tecnologia ao serviço dos Jogos.

Contra: o fantasma da central nuclear de Fukushima voltou recentemente a assombrar Tóquio e forçou as autoridades a escrever ao Comité Olímpico Internacional para garantir que não há perigo de radioatividade.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!