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Ivan Balliu  |  

O estilista dos craques do Barça e Real Madrid joga no Arouca

Lateral catalão tem uma marca de roupa que até já chegou a Messi

Nem só de passes, corridas, centros ou remates se faz a vida de Ivan Balliu, lateral-direito do Arouca. O jovem (22 anos) chegado esta época a Portugal depois de toda uma carreira no Barcelona B tem outra faceta, porventura mais invulgar: detém uma marca de roupa, a Gorgeous, que já é usada por vários craques, e chegou inclusive a Leonel Messi. A ideia teve-a juntamente com um ex-colega da «cantera» barcelonista, Sergi Gómez, e, desde 2012, o número de clientes tem vindo a aumentar: Pinto, Olazábal, Bartra, Jonathan dos Santos, Sergio Roberto, Cristian Tello, todos do Barcelona, mas também Morata e Carvajal, do Real, além de Delofeu (Everton), Mauro Icardi (Inter) ou Muniesa (Stoke City), entre muitos outros.«Ainda estamos à espera da foto do Messi para colocar no site. Oferecemos-lhe algumas roupas, mas ele tem muitas solicitações e a situação neste momento não está fácil por lá. Mas como está lá o Sergi, que até tem sido chamado à equipa principal, penso que vamos conseguir», conta ao Maisfutebol.O projeto surgiu um belo dia, de forma quase inocente. Numa tarde, como tantas outras, num café da cidade condal, os dois amigos, a quem se juntou a incansável Marta, pensaram em fazer algo diferente, aproveitando os conhecimentos e relacionamentos que tinham. «Estávamos a tomar um café, num bar, e ocorreu-nos este projeto. Pensamos em criar uma marca e, como tínhamos confiança com a equipa principal, poderíamos oferecer-lhes umas peças para sermos conhecidos no mercado», desvenda. Em dois anos, a empresa expandiu-se, internacionalizou-se, e tem novos planos. «Começámos sobretudo com polos e camisetas, para homem, mas, neste momento, já estamos a pensar também em roupa feminina», revela. Por enquanto, é quase um negócio familiar, sem pressa de dar um salto maior do que a perna. «Queremos continuar a crescer, mas não sabemos o que vem aí. Vamos fazendo as coisas aos poucos», reconhece, de forma cautelosa. Modelos projetados a trêsA marca tem um cariz inevitavelmente desportivo e, nessa área, pelo menos, Balliu é um especialista. Costuma ir recolhendo ideias e depois, em conjunto com os outros dois sócios, escolhe-se aquilo que se vai fazer. O material é adquirido de raiz e cada um tem uma responsabilidade no processo. «Os modelos são pensados entre os três, de acordo com o que vamos vendo e aquilo que achamos que as pessoas podem gostar», releva, sem pretenciosismos:«Estilista ou designer [risos]? Nada disso, é apenas uma pequena contribuição. A verdade é que sempre gostei de roupa, mas os meus talentos não chegam a tanto. Claro que temos sempre quem nos ajude.» Outro domínio em que é preciso um conhecimento específico é o da gestão financeira da empresa. «Há coisas em que não temos experiência como na contabilidade, faturas, e essas questões. O resto, leva-se bem. A Marta ajuda-nos muitíssimo», relata. Conciliar os dois meios não tem sido problema para o catalão, que também pensou na Gorgeous como forma de precaver o futuro. Apesar da idade, o defesa não se deixa iludir e prefere olhar em frente. «O futebol não dura para sempre, há que pensar noutras atividades, e isto pode ser uma solução quando deixar de jogar», antevê. Até porque, garante, aquilo que produz é mesmo bom. «É material de muito boa qualidade e que dura, não se estraga em pouco tempo.»Sucesso em AroucaDepois de Barcelona, com a mudança para Arouca, Ivan Balliu convenceu também os atuais colegas. Ficaram rendidos e a verdade é que agora vão para os treinos com outro estilo. «Vários jogadores já compraram e gostaram bastante», diz, com orgulho. O passa a palavra tem funcionado e, com alguma divulgação, a marca tem vindo a ganhar terreno também do lado de cá da fronteira: «Tem ajudado muito que se fale dela e, realmente, as vendas aumentaram ao longo da época principalmente aqui na região de Arouca.»Aqui está a prova, então, de como de uma boa ideia pode nascer algo de concreto e bem-sucedido. A marca de Balliu tem ultrapassado as expetativas iniciais dos seus criadores, que nunca pensaram que aquele símbolo com dois equídeos virados um para o outro pudesse chegar tão longe.«As duas zebras? Foi uma ideia da desenhadora de logotipos e pareceu-nos bem. É um animal de que gostamos. E parece-me que ficou muito bem!»

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