Já fez LIKE no MaisFutebol?
Judo  |  

Telma Monteiro (perfil): o ouro ali tão perto

Quarto título de vicecampeã mundial, numa carreira iniciada aos 14 anos

Redação

Aos 27 anos, Telma Monteiro passou mais perto do que nunca da coroa mundial que continua a faltar-lhe num currículo recheadíssimo. A derrota na final da categoria -57 kgs, no ponto de ouro, perante a japonesa Nae Udaka, encerrou a sua participação no Mundial que se realiza em Cheliabinsk, na Rússia, com a medalha de prata e um título de vicecampeã mundial que ostenta pela quarta vez, depois das medalhas de prata nos Mundiais de 2007, 2009 e 2010.

Quatro vezes campeã europeia a melhor judoca portuguesa de todos os tempos esteve a apenas 32 segundos da consagração que continua a fugir-lhe, numa carreira que já leva quase 14 anos. Depois de cinco vitórias consecutivas, na decisão, realizada na Sport Arena Traktor, Telma Monteiro esteve a 32 segundos do título, num combate que controlou até esse momento e viu a sua adversária sofrer um «shido», por posição demasiado defensiva, quando ainda faltavam 2.39 minutos para o fim.

PUB

Penalizada pelo esforço que fez até aos instantes finais, a judoca portuguesa acabou, também ela, por ser penalizada numa fase que já aparentava cansaço, voltando a pontuação à estaca zero. No «ponto de ouro», sem que alguma das duas judocas sobressaísse, Telma acabou desqualificada numa situação de ataque da japonesa, em que, no desequilíbrio, levou à mão à perna da asiática.

Um começo fulgurante

Aos 14 anos a portuguesa foi incentivada pela irmã, também ela praticante de judo, a colocar de lado as paixões pelo futebol e o atletismo e a dedicar-se por completo ao Judo. Em 2001, no Campeonato Nacional de Esperanças, primeira competição em que participou, conquistou a medalha de prata, dando então inicio a uma carreira promissora.

Como júnior sagrou-se campeã Nacional na categoria de -52, em 2002. No mesmo ano, conquistou o nono lugar no seu primeiro Europeu. Em 2003, venceu a medalha de Bronze no Europeu de Juniores de Saravejo. Apesar de em 2004 competir também pelo escalão sénior disputou o Europeu de Sofia, onde venceu a medalha de Ouro, e o Mundial Júnior de Budapeste, que terminou em terceiro lugar.

PUB

Ainda em 2004, no Mundial de Bucareste, conseguiu o primeiro pódio sénior ao conquistar a medalha de Bronze. Aos 18 anos, com apenas quatro anos na modalidade, estreou-se nos Jogos Olímpicos de Atenas, onde conseguiu o nono lugar. No ano seguinte, garantiu medalhas de Bronze no Europeu de Roterdão e no Mundial do Cairo.

Em 2006, Telma atingiu o número um do ranking mundial de Judo, em -52, graças à conquista do titulo europeu sub-23, mas principalmente à conquista da medalha de ouro nos Europeus de Tampere e da Finlândia.

Em Belgrado, no ano seguinte, renovou o título de campeã da Europa. A medalha de ouro veio acompanhada pela sua primeira medalha de prata em Campeonatos do Mundo, o que lhe permitiu sagrar-se Vice-Campeã Mundial pela primeira vez, e assegurar a qualificação para os jogos olímpicos de Pequim, que terminou em nono, tal como em Atenas. No mesmo ano tornou-se judoca do Sport Lisboa e Benfica.

Em 2009, depois de mudar para a categoria dos sub 57, voltou a conquistar a medalha de prata nos Campeonatos do Mundo de Roterdão, em 2010, tornando-se a primeira judoca portuguesa a conquistar dois vice-campeonatos do mundo. A esta conquista juntou o titulo de campeã da Europa, em Tbilisi, e a sua terceira medalha de Ouro Europeia.

PUB

Depois de ter conquistado a medalha de prata no Mundial 2010, assegurou o 3º lugar no Europeu de Viena. Em setembro do mesmo ano chegou à sua terceira final em campeonatos do Mundo, em Tóquio, trazendo para casa a sua terceira medalha de Prata a nível Mundial. No Europeu de 2011 conquistou a medalha de prata.

Em 2012, com 26 anos, Telma Monteiro venceu a medalha de ouro nos Europeus de Chelyabinsk, na Rússia, e conquistou a sua oitava medalha em outras tantas participações em campeonatos Europeus da modalidade, mais um feito inédito no Judo Nacional. Contudo, a participação nos Jogos Olímpicos de Londres não correu como esperado: a portuguesa foi eliminada no primeiro combate.

Para além de todas as medalhas conquistadas Telma recebeu, em 2005, a medalha Olímpica Nobre Guedes pelo Comité Olímpico de Portugal. Em 2006 foi considerada pela CNID a atleta do ano, prémio que voltaria a vencer em 2010, juntamente com a distinção de atleta de alta-competição do ano do Sport Lisboa e Benfica. Em 2012, antes dos jogos Olímpicos, foi agradecida com o grau de Oficial da Ordem do Mérito. Em 2016, com 29 anos, nos Jogos Olímpicos do Brasil, a judoca terá oportunidade de juntar a esta lista uma medalha olímpica, ainda em falta no seu currículo.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!