Já fez LIKE no MaisFutebol?
Fernando Santos  |  

Katsouranis: «Fernando Santos? Para nós é melhor do que Mourinho»

Selecionador da Grécia já superou Otto Rehaggel, pelo menos no coração do povo. «É um homem mais simples»

«Na Grécia não há meio-termo: ou se ama, ou se odeia». Jorge Rosário, fiel escudeiro de Fernando Santos até 2010 e durante 17 anos, sabe do que fala. Experiências sem fim, aventuras de intensidade máxima, Atenas, Salónica, todo um país vivido a partir do mundo do futebol.

Na primeira fila, o atual auxiliar de Sérgio Conceição na Académica de Coimbra assistiu ao desenvolvimento mútuo da relação. Fernando Santos tornou-se uma figura ímpar no país; o povo grego passou a ter um lugar especial no coração da equipa técnica portuguesa.

PUB

«Nunca tivemos qualquer problema. Na rua, nos restaurantes, nas galerias comerciais, andámos sempre à vontade em Atenas. Treinámos o AEK, o Panathinaikos e o PAOK, este em Salónica. Mesmo os adeptos do Olympiakos abraçavam-nos e brincavam connosco», conta Rosário ao Maisfutebol.

Kostas Katsouranis não trabalhou sempre com Fernando Santos, mas comprova a ideia. «Além de tentar falar grego em público, demonstrou desde o primeiro dia interesse e conhecimento pela nossa história. Isso ajudou muito», considera o ex-jogador do Benfica, ao nosso jornal.

«O Fernando é o treinador ideal para os gregos. Mais do que José Mourinho», acrescenta Jorge Rosário, no que é suportado por Katsouranis.

«O Mourinho é um dos três melhores do mundo, de outro planeta, mas para o futebol grego não há melhor do que o mister Santos».

«Há um consenso anormal em redor do Fernando Santos»

Otto Rehaggel escreveu a página mais brilhante do futebol helénico, para mal dos pecados lusitanos, mas será que nesta altura já foi ultrapassado por Fernando Santos?

PUB

«É difícil responder», hesita Katsouranis. «Estão os dois no topo, mas o Fernando é mais admirado pelas pessoas», contrapõe Jorge Rosário. «É um homem simples e os responsáveis gregos perceberam isso. Foram inteligentes ao contratá-lo para a federação».

Durante anos, sem necessitar de se esconder do que seja, Fernando Santos percorreu os estádios gregos, correu o país de lés a lés e ficou a conhecer a essência daquele futebol. «Quando assumiu a seleção estava preparadíssimo para renová-la. Conhecia todos os jogadores», diz Jorge Rosário.

«Há um consenso anormal em redor do Fernando Santos. Ninguém o contesta, mesmo nas derrotas. A Grécia não pode desperdiçar este capital raríssimo», invoca Katsouranis, um homem que sonha com a despedida da seleção no Mundial do próximo ano.

No meio desta relação harmoniosa, há apenas um dado negativo a apontar. «O Fernando gosta demasiado de trabalhar e na seleção trabalha pouco. Faz umas observações, trabalho de secretária, mas no relvado há pouco a fazer. Ele sente falta do treino diário», confidencia Rosário.

LEIA TODA A REPORTAGEM SOBRE FERNANDO SANTOS

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!