Já fez LIKE no MaisFutebol?
Modalidades  |  

Lance Armstrong banido após novas acusações de doping

Antigo ciclista poderá perder os 7 títulos da Volta à França e foi afastado das provas de triatlo

RedaçãoSM

O antigo ciclista norte-americano Lance Armstrong enfrenta novas acusações de doping e poderá perder os títulos que conquistou ao vencer sete edições da Volta à França. Segundo a imprensa norte-americana, a agência anti-doping dos Estados Unidos acusou formalmente o atleta, o que levou a que fosse de imediato banido do triatlo, modalidade que adotou após ter abandonado o ciclismo.

Na acusação, a que a imprensa norte-americana teve acesso, a USADA explica que foram recolhidas amostras de sangue do ciclista em 2009 e 2010 que mostram sinais consistentes com o uso de «manipulação sanguínea, incluindo o uso de EPO e/ou transfusões de sangue». EPO é uma substância que causa o aumento da produção de glóbulos vermelhos de modo a aumentar os níveis de resistência do corpo do ciclista.

PUB

Segundo a USADA, Armstrong e mais cinco elementos da equipa (três médicos, um treinador e um diretor) envolveram-se num esquema de doping entre 1998 e 20122, que terá incluído mais de dez ciclistas. No caso de Armstrong, a acusação diz que houve recurso a EPO, transfusões sanguíneas, corticosteroides, testosterona e agentes que ocultam o uso de drogas. Todos os acusados foram banidos de competições desportivas.

O advogado do ciclista diz que estas acusações são baseadas em «malícia e despeito e não em provas concretas». Também Lance Armstrong refutou publicamente as acusações ao publicar no seu twitter a seguintes mensagem: «Mais de 20 anos de carreira. 500 controlos anti-doping dentro e fora da competição. Nunca falhei um teste. Em tantos anos de competição nunca tive um pico de forma», disse.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!