Já fez LIKE no MaisFutebol?
FC Porto  |  

Licá, o rapaz calado de Lamelas que convence o Dragão

Das origens humildes na aldeia da serra de Montemuro, passando pelo passo atrás no Estoril para dar dois em frente, até ao clube do coração

Filho de um ex-jogador do distrital de Viseu, no seio de uma família portista, Licá é um bom exemplo de uma carreira ponderada, e subida a pulso, à qual a perseverança deu o regalo merecido.

Em Lamelas, aldeia da serra de Montemuro, todos recordam o miúdo que vivia perto do campo de futebol da terra, e de lá partiu à procura do sonho.

PUB

No último sábado, na estreia em jogos oficiais de Dragão ao peito, abriu caminho à conquista da Supertaça, com Paulo Bento a vê-lo das bancadas. Que mais se seguirá?

O percurso de Licá nem sempre foi traçado de forma linear. O início deu-se por baixo, sempre à margem dos clubes com pergaminhos na formação. Primeiro do modesto Crasto, de Castro Daire, de onde é originário, e passagem de um ano pelo já extinto Social de Lamas, que o contratou para jogar na III Divisão, ainda com idade de júnior.

Do Ol. Lyon a Villas Boas... na baliza da Briosa

É nessa altura, ainda amador, que Jorge Mendes, apenas o mais mediático empresário daqueles que já tinham referenciado o jovem prodígio de Lamelas, o leva a prestar provas no Ol. Lyon. O rapaz agrada, mas acaba por achar que ainda era muito novo para cortar com as raízes.

O argumento da proximidade terá servido para escolher a Académica, pouco depois, para o primeiro contrato como profissional: quatro épocas, das quais cumpriu apenas três. É emprestado ao Tourizense (II Divisão B) na primeira, volta mais rotinado a Coimbra, chega aos sub-21, e faz alguns jogos com Domingos Paciência.

PUB

Nesse período, destaca-se pela discrição e pacatez. Uma imagem de marca, explica ao Maisfutebol Pedro Pontes, atual presidente do Crasto, com um passado que o levou até à formação do Boavista. «Lembro-me na altura de falar com o Pedro Costa, que fora meu colega, e perguntar-lhe pelo Licá. A resposta: o rapaz senta-se à mesa e ninguém o ouve. Temos de ser nós a puxar por ele.»

«O Licá sempre foi humilde, reservado, e muito ligado à terra. Mas muito objetivo e determinado nos seus objetivos. O que guardo mais dele é a capacidade de luta. Um talento, sim, mas com caráter, e uma enorme vontade de melhorar e aumentar o seu rendimento», conta.

O tempo de jogo é pouco porque a concorrência é forte para um menino de 19 anos, mas Rogério Gonçalves volta a dar-lhe alguma utilização até se lesionar e reaparecer apenas em Janeiro, já com André Villas Boas, que até na baliza o utiliza.

A II Liga como trampolim

PUB

O resto da temporada passa-a ao serviço do Trofense, na II Liga, onde é bem sucedido e leva o emblema nortenho a tudo fazer para o ter de novo na época seguinte. Jorge Costa não se opõe, e José Guilherme não pensa em trazê-lo de volta.

É o desinteresse dos sucessivos treinadores da Briosa, aliada à noção do próprio jogador que teria mais hipóteses se usasse a II Liga como catapulta, que levam o clube deixá-lo partir no último ano de contrato, já no consulado de Pedro Emanuel.

Acorda a rescisão, mas os estudantes tratam de salvaguardar 30 por cento de uma futura transferência, porque confiavam no potencial de rendibilização da jovem promessa.

Marco Silva, à data ainda diretor-desportivo dos «canarinhos», sabia que tinha conseguido uma pechincha. Com o Estoril torna-se no baluarte da subida de divisão, e é eleito jogador revelação do segundo escalão.

De novo na Liga maior, protagoniza um regresso apoteótico, e termina como segundo jogador mais pontuado pelo Maisfutebol, logo atrás de Jackson Martinez. Não tardou muito até que se tornassem colegas de equipa.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!