Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga 3  |  

Da subida à manutenção na Liga 3: todas as contas para a última jornada

Derradeira ronda joga-se no sábado. Em jogo está um lugar de subida direta, os dois de play-off e quatro vagas pela permanência. Mais três clubes vão descer ao Campeonato de Portugal. Série a série, tudo o que pode acontecer

O próximo sábado é de grandes decisões na segunda edição da história da Liga 3, nas duas séries de subida e nas quatro de manutenção. Com uma jornada por cumprir na segunda fase, já há futuro definido para alguns clubes, mas ainda muito por decidir e apurar.

A União de Leiria já garantiu a subida à II Liga, Felgueiras 1932 e Amora estiveram nessa corrida mas já sabem que vão continuar na Liga 3, o mesmo que vai acontecer com Fafe, Canelas 2010, Académica e Caldas, que já se salvaram nas séries de manutenção.

PUB

Por apurar está quem acompanha o Leiria na subida direta à II Liga. Também na luta pela promoção, apurar-se-ão os dois clubes que vão ficar no segundo lugar das séries de subida e que vão jogar um play-off entre si, para apurar quem defronta depois o 16.º classificado da II Liga no play-off final para apurar a outra equipa que vai jogar a II Liga em 2023/24.

Na luta pela manutenção, já há cinco clubes que desceram ao Campeonato de Portugal e a estes vão juntar-se mais três. Outros quatro vão salvar-se e continuar na Liga 3 para a próxima época, num campeonato que vai ser reduzido a 20 clubes.

Série a série, veja o que está em jogo no próximo sábado, nas contas feitas e apresentadas aqui pelo Maisfutebol.

FASE DE SUBIDA

Série 1 Última jornada: Sp. Braga B-Alverca; Felgueiras 1932-U. Leiria (sábado, 18h00). 1.º: União Leiria, 12 pontos 2.º: Alverca, 7 3.º: Sp. Braga B, 6 4.º: Felgueiras 1932, 4

O que está em jogo: a União de Leiria já garantiu a subida à II Liga e vai agora disputar o título da Liga 3 com o vencedor da série 2, ainda por apurar. A grande decisão prende-se com o segundo lugar, de acesso ao play-off de subida com o segundo classificado da série 2, entre Alverca e Sp. Braga B, que jogam precisamente entre si na última jornada. Ao Alverca basta um empate na visita ao Minho para manter o segundo lugar. Já o Sp. Braga B está obrigado a vencer o Alverca para chegar ao segundo lugar. O Felgueiras está afastado da luta pela subida e recebe o já promovido U. Leiria.

PUB

Série 2 Última jornada: Belenenses-AD Sanjoanense; Lank Vilaverdense-Amora (sábado, 15h30). 1.º: Belenenses, 10 pontos 2.º: Lank Vilaverdense, 8 3.º: AD Sanjoanense, 7 4.º: Amora, 3

O que está em jogo: há três equipas na luta pela subida (Belenenses, Lank Vilaverdense e AD Sanjoanense). O Amora já não pode subir. Só o Belenenses depende de si para chegar à II Liga e, para isso, basta-lhe apenas empatar na receção à Sanjoanense. Um empate deixa os azuis com 11 pontos, os mesmos que o Lank Vilaverdense pode alcançar se vencer o Amora. Porém, em caso de igualdade pontual, é o Belenenses que vence no confronto direto (ganhou no Restelo por 2-0 e empatou em Vila Verde, 0-0). Por isso, o Lank Vilaverdense sobe à II Liga se e só se vencer o Amora e se o Belenenses perder com a Sanjoanense. Já os de São João da Madeira têm contas bem mais complexas: para subir à II Liga, têm de vencer no Restelo e esperar que o Lank Vilaverdense não vença o Amora. No entanto, uma simples vitória não chega: a Sanjoanense tem de vencer no Restelo por pelo menos três golos de diferença para sair por cima no confronto direto, pois perdeu em casa com o Belenenses por 3-1 e a vitória por dois golos de diferença não chega. Se esta acontecer, há total igualdade de pontos e golos nos jogos entre si e o Belenenses sairá sempre por cima no critério de desempate seguinte, o terceiro, que é a diferença de golos total na série (o Belenenses tem nesta altura quatro positivos, 8-4; a Sanjoanense dois negativos, 4-6).

PUB

FASE DE MANUTENÇÃO

Série 1 Última jornada: São João de Ver-Montalegre; Varzim-AD Fafe (sábado, 15h00). 1.º: AD Fafe, 15 pontos 2.º: Varzim, 13 3.º: São João de Ver, 11 4.º: Montalegre, 8

O que está em jogo: o Fafe já garantiu a manutenção, o Montalegre já desceu e a luta pela salvação é entre Varzim e São João de Ver. O Varzim só depende de si e mantém-se na Liga 3 se vencer o Fafe. Já o São João de Ver está obrigado a ganhar ao Montalegre e tem de esperar que o Varzim não vença o Fafe. Em caso de igualdade pontual entre poveiros e malapeiros, possível a 14 pontos, é o São João de Ver que fica na Liga 3, pois tem vantagem no confronto direto (venceu em casa ao Varzim por 2-1 e empatou na Póvoa a um golo).

Série 2 Última jornada: V. Guimarães B-Canelas 2010; Anadia-Paredes (sábado, 15h00). 1.º: Canelas 2010, 20 pontos 2.º: Paredes, 11 3.º: Anadia, 8 4.º: V. Guimarães B, 3

O que está em jogo: cenário idêntico ao da série 1, com uma equipa salva (Canelas 2010) e uma despromovida (Vitória B). Assim, as atenções estão todas centradas em Anadia para a última vaga de manutenção na série. O Paredes joga com dois resultados: empate ou vitória. Os «Trevos da Bairrada» garantem a manutenção na Liga 3 se vencerem o Paredes. Se este último cenário acontecer, as duas equipas terminam empatadas a 11 pontos, mas o Anadia sai por cima, devido ao confronto direto, uma vez que empatou na visita a Paredes (1-1).

PUB

Série 3 Última jornada: V. Setúbal-Oliveira do Hospital; Sporting B-Real SC (sábado, 20h15). 1.º: Oliveira do Hospital, 15 pontos 2.º: Sporting B, 13 3.º: V. Setúbal, 12 4.º: Real SC, 8

O que está em jogo: é a série de manutenção que está mais ao rubro para a última jornada. O Real SC já desceu, mas Oliveira do Hospital, Sporting B e V. Setúbal ainda têm tudo em aberto para duas vagas e a curiosidade maior é que qualquer uma delas depende de si. O Oliveira do Hospital visita o Bonfim e joga com várias possibilidades: fica na Liga 3 se não perder. Até pode perder, se for por um golo de diferença: se isso acontecer, fica em igualdade a 15 pontos com o V. Setúbal, mas vence no segundo critério de desempate, a diferença de golos nos jogos entre si, pois venceu por 2-0 em casa. Mas há mais! Pode mesmo perder por mais do que um golo de diferença e ser ultrapassado pelo Vitória no confronto direto, mas aí já precisa que, no outro jogo, o Sporting B não vença para não ser ultrapassado por ambos. Quanto aos leões, a vitória ante o Real vale a continuidade na Liga 3. Se empatar, já precisa que o V. Setúbal não vença. Se perder, precisa que o V. Setúbal perca, pois se os sadinos empatarem e o Sporting B perder, há igualdade a 13 pontos e também igualdade total no confronto direto (houve dois empates, 1-1) e, no terceiro critério de desempate, a diferença de golos total na série, será sempre favorável ao Vitória (nesta altura um negativo para o Sporting B, 6-7; e nula para o Vitória, 5-5). Finalmente, o Vitória, que vai ao encontro do já referido nos cenários das outras equipas. Os sadinos ficam na Liga 3 se vencerem o Oliveira do Hospital por pelo menos dois golos de diferença. Isso dita igualdade pontual e igualdade no confronto direto, mas o Vitória bate o Oliveira no terceiro critério de desempate (tem diferença de golos total nula nesta altura [5-5] e ficaria com dois positivos e o Oliveira, que tem um positivo [7-6], passaria a ter um negativo). Já se empatar, o Vitória tem de esperar que o Sporting B perca. No fundo, os sadinos têm sempre de pontuar.

PUB

Série 4 Última jornada: Académica-Moncarapachense; Fontinhas-Caldas (sábado, 17h15, 16h15 nos Açores). 1.º: Académica, 18 pontos 2.º: Caldas, 14 3.º: Fontinhas, 8 4.º: Moncarapachense, 3

O que está em jogo: a honra e o compromisso. Académica e Caldas já garantiram a manutenção, Fontinhas e Moncarapachense já desceram e todas as posições de série já estão definidas.

_

CLUBES NA LIGA 3 2023/24: seis de 20 vagas apuradas (6/20).

Despromovidos da II Liga (0/2): -

Derrotado do play-off com o 16.º da II Liga (0/1): -

Derrotado do play-off entre os 2.ºs classificados na fase de subida (0/1): -

Equipas na fase de subida que não sobem (2/4): Felgueiras 1932, Amora.

Já garantiram via fase de manutenção (4/8): AD Fafe, Canelas 2010, Académica, Caldas.

Promovidas do Campeonato de Portugal (0/4): -

PUB

DESCEM AO CAMPEONATO DE PORTUGAL (5/8): Montalegre, Vitória B, Real SC, Fontinhas, Moncarapachense.

_

Lembrando o formato para 2023/24

Em 2023/24, a Liga 3 reduz de 24 para 20 clubes e vai ter, na primeira fase, duas séries de dez clubes cada. Os primeiros quatro de cada série (oito clubes) vão jogar a fase de subida. Os classificados do 5.º ao 10.º lugar vão jogar pela manutenção.

Na segunda fase, quanto à subida, os oito clubes começam do zero quanto aos pontos, mas jogam todos contra todos numa só série. Sobem à II Liga 2024/25 os dois primeiros e o terceiro classificado disputa o play-off com o antepenúltimo da II Liga.

Já na fase de manutenção, os 12 clubes são divididos em duas séries de seis cada e começam com a habitual bonificação de pontos: o 5.º classificado com seis pontos, o 6.º com cinco e assim sucessivamente até ao 10.º, que começa com um ponto. Os dois últimos de cada uma das duas séries descem ao Campeonato de Portugal.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!