Final da Champions com alcance global
Números impressionantes de audiência e interações na net
Real Madrid e Atlético de Madrid disputaram a final da Liga dos Campeões, no Estádio da Luz, no passado dia 24 de maio. E não foi só um jogo de futebol: foi um megaevento que atraiu centenas de milhões de adeptos aos ecrãs de televisão e às redes sociais.
PUB
Em Espanha, a final da Champions tornou-se a mais vista de sempre e o programa televisivo com mais audiência desde que a seleção local ganhou o Euro-2012.
O site oficial da UEFA teve 1,5 milhões de visitas no dia da final, um aumento de 20 por cento em relação ao ano passado, para o qual contribuiu, sem dúvida, o facto de três dos golos terem sido marcados no prolongamento.
O número de seguidores dos canais de redes sociais da UEFA passou a barreira dos 50 milhões na presente temporada, baseando-se sobretudo no incrível crescimento da página de Facebook da Liga dos Campeões.
Pela primeira vez, a hashtag oficial do evento -- #UCLfinal -- apareceu nos painéis publicitários em redor do relvado, em Lisboa, levando a que tenha sido usada mais de um milhão de vezes, enquanto que as entrevistas em estúdio, transmitidas em direto no Facebook para todo o mundo através da plataforma, foram também disponibilizadas aos visitantes do UEFA Champions Festival através de um ecrã gigante. Alguns dos números do fim-de-semana da final:- 26 milhões de pessoas geraram 67 milhões de interações no Facebook relacionadas com a final, tendo o maior fluxo sido gerado no México (seguido da Indonésia, Brasil e Espanha)
PUB
- A página oficial da UEFA contou com mais de 1.3 milhões de adeptos durante a semana da final e 400 mil no dia do jogo, salientando-se o facto de os posts terem sido geoprojetados para Espanha pela primeira vez.
- Os vídeos da TrophyCam da UEFA, nos quais vemos através dos olhos do troféu da Liga dos Campeões, desde a sede da UEFA até Lisboa, passando pelas mãos dos adeptos e de nomes famosos, tiveram 12 milhões de visualizações no Facebook e mais de 16.000 pessoas fizeram e partilharam uma «selfie» com a taça, em «trophy selfie».
- 8.4 milhões de Tweets relacionados com a final, equipas e jogadores foram escritos desde 60 minutos antes do apito final até à entrega do troféu, com um pico de 209.594 tweets por minuto logo após o golo de Gareth Bale, que pôs o Real Madrid a ganhar por 2-1.
- O número de seguidores no Twitter, em @ChampionsLeague, dobrou para 6.4 milhões durante a época, o que ajudou a que o uso da #UCLfinal passasse a marca de 1 milhão, contando com o apoio dos clubes finalistas.
PUB