Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga Campeões  |  

Liga Campeões: Villarreal-Liverpool, 2-3 (crónica)

Submarino ainda submergiu antes de ir ao fundo

O Liverpool reservou o primeiro lugar na final da Liga dos Campeões, a terceira presença nas últimas cinco edições, com uma reviravolta frente ao Villarreal (3-2) que ainda chegou a sonhar com a final de Paris. A equipa espanhola chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com a eliminatória empatada, diante de uma equipa inglesa irreconhecível que só apareceu na sua máxima força no segundo tempo, depois da entrada de Luiz Días, virando o jogo com golos de Fabinho, do colombiano e de Sadio Mané. A equipa de Anfield apanhou um verdadeiro susto, mas continua na luta para conquistar quatro título esta época.

Um jogo totalmente diferente daquele que vimos em Anfield. O Villarreal assumiu desde logo as despesas do jogo e partiu para cima do Liverpool, ignorando por completo as credenciais do adversário e, logo a abrir, reduziu para metade a desvantagem que trouxe de Inglaterra. A transpirar confiança por todos os poros, a equipa de amarelo abriu o marcador logo aos 3 minutos, com Estupiñan a cruzar da esquerda, Capoue amorteceu junto ao segundo poste para a finalização fácil do senegalês Dia. Muito fácil.

PUB

Esperava-se uma reação forte do Liverpool nos minutos seguintes, mas esta não chegou a aparecer, pelo contrário, era o Villarreal que mandava no jogo e tinha, inclusivamente, mais posse de bola. A equipa de amarelo enchia o campo perante a passividade dos vermelhos, e conseguia profundidade sobre as alas, com Gerard Moreno a cair sobre a direita para combinar com Lo Celso e Estupiñan a subir bem pela esquerda para lançar Coquelin.

O meio-campo do Liverpool, que se tinha imposto de forma imperial em Anfield, agora não tinha pernas para travar as sucessivas vagas dos espanhóis. Salah bem tentava remar contra a maré, mas, sempre com uma mudança acima de Diogo Jota e Mané, raramente conseguiu abrir espaços na área de Rulli. O Villarreal procurava agora transições rápidas e, numa delas, Lo Celso lançado por Gerad Moreno, chocou de forma aparatosa com Alisson na área, mas o árbitro mandou seguir.

O segundo golo acabou por chegar ainda antes do intervalo. Capoue destacou-se sobre a direita e cruzou r o segundo poste onde surgiu Coquelin a cabecear e a fazer a bola sobrevoar Alisson em direção às redes. O La Ceramica explodiu em festa. A eliminatória estava totalmente empatada em apenas 45 minutos e, mais do que isso, o Villarreal deixava claro que tinha armas para ombrear com o gigante do mister Klopp.

PUB

Mudança do Díaz para a noite

O treinador alemão apostou, desde logo, na troca de Diogo Jota, muito apagado, por Luis Díaz e a verdade é que o Liverpool entrou muito mais sensato para a segunda parte, procurando construir de trás para a frente, agora, finalmente, com mais bola. Com o Liverpool a reassumir a condução do jogo, o empate chegou em apenas cinco minutos, com dois golos de rajada. Alexander-Arnold deu o primeiro sinal com um forte remate de fora da área que sofreu um desvio em Coquelin, com a bola a ganhar altura e a cair sobre a trave. Logo a seguir, Fabinho, com muita liberdade, descaiu sobre a direita, combinou com Salah, simulou um cruzamento, mas optou pelo remate, junto ao primeiro poste, com a bola a passar por entre as pernas de Rulli.

O Liverpool recuperava a vantagem na eliminatória e, acima de tudo, assumiu a condução do jogo. Luis Díaz, depois de uma primeira oportunidade flagrante, marcou o golo do empate, de cabeça, na sequência de um grande cruzamento de Alexander-Arnold. Um segundo golo que empatava o jogo e permitia ao Liverpool recuperar a vantagem que tinha trazido de casa. Um segundo golo que bateu forte ao Villarreal que já não conseguiu voltar ao jogo.

PUB

Os espanhóis ainda ensaiaram uma nova tentativa de assaltar a baliza de Alisson, mas acabaram por deitar tudo a perder. Com um jogo mais aberto, o Liverpool foi ensaiando transições e, numa delas, aos 74 minutos, Rulli saiu fora da área, Sadio Mané foi mais rápido no ataque à bola e acabou por atirar para as redes vazias. Um golo especial para o avançado senegalês que, desta forma, ultrapassou Didier Drogba como o africano com mais golos na Champions.

Estava dada a estocada final. Com o Villarreal já de braços caídos, a equipa espanhola ainda ficou reduzida a dez, depois de Capoue ver um segundo amarelo, num final de jogo em que o Liverpool ainda teve várias oportunidades para dilatar a vantagem. Mas a verdade é que os Reds já tinham conseguido o essencial. Com um percurso composto por vitórias em todos os jogos fora de casa, o Liverpool chega à quarta final da era de Jurgen Klopp, a décima do clube, e fica, agora à espera do resultado entre o Real Madrid e o Manchester City desta quarta-feira.

Apesar do enorme susto, O Liverpool continua na luta por quatro títulos esta época. Já venceu a Taça da Liga, vai discutir a final da Taça de Inglaterra com o Chelsea, está na luta pela Premier League, a um ponto do Manchester City e já tem lugar reservado para a final milionária de Paris.

. (IMAGENS ELEVEN)

As melhores imagens do Villarreal-Liverpool (EPA)

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!