Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga Europa  |  

VÍDEO: Leverkusen apura-se com golos na compensação

Grimaldo e Schick, lançados por Xabi Alonso na segunda parte, foram cruciais para reviravolta do Bayer Leverkusen. Em Inglaterra, a Roma deu-se a luxo de perder na visita ao Brighton.

Noite digna de Liga dos Campeões. Depois do empate, a dois golos, no Azerbaijão, o Bayer Leverkusen precisou de aplicar toda a alma – quiçá, no jogo mais duro da época – para eliminar o Qarabag e alcançar os «quartos» da Liga Europa (3-2). Se, há uma semana, a prestação do conjunto azeri foi surpreendente, a turma de Xabi Alonso partiu para a segunda mão sobreaviso.

Na Alemanha, os forasteiros beneficiaram de uma segunda parte extremamente eficaz e ameaçaram nova surpresa na prova, espreitando a passagem inédita à próxima eliminatória.

PUB

Antes, na primeira parte, Xabi Alonso foi obrigado a lançar Palacios aos 28m, para render o lesionado Hofmann. Com Frimpong a liderar as investidas ofensivas – como é marca de água nesta época – apenas os visitantes foram assertivos no ataque. Isto porque o Qarabag anotou dois remates enquadrados em quatro tentativas, face à pólvora seca dos anfitriões, apesar dos 11 remates.

E, a abrir o segundo tempo, aos 58m, Abdellah Zoubir vincou a eficácia do Qarabag. Por isso, e a sentir a eliminatória a escapar, Xabi Alonso lançou Patrik Schick e Grimaldo, aos 59m, em detrimento de Borja Iglesias e Hincapie. Pouco depois, aos 62m, Cafarquliyev foi expulso, alimentando as aspirações das hostes da casa.

Todavia, a arena do Bayer voltou a gelar cinco minutos mais tarde, à boleia do golo de Juninho, que, à boca da baliza, agradeceu o passe de Vesovic para confirmar o choque, e o 0-2.

PUB

Na resposta, e na já clássica combinação entre laterais, Grimaldo serviu Frimpong para o 1-2, aos 72m.

Seguiram-se sucessivas investidas dos alemães sobre a área azeri, com Grimaldo e Patrik Schick a protagonizarem sucessivas perdidas, no coração da área. Entre polémicas com o juiz inglês Anthony Taylor, que perdoou nova expulsão entre os visitantes, Patrik Schick elevou a festa em Leverkusen, servido por Grimaldo, repondo a igualdade, aos 90 3m.

PUB

E, quando já todos se preparavam para o prolongamento, o avançado checo agradeceu a astúcia de Palacios e selou a qualificação dos alemães para os «quartos» da Liga Europa. Nesse momento, a festa soltou-se de vez, coroando Schick como o herói da noite.

Assim, o Bayer Leverkusen mantém a época livre de derrotas e ambiciona, pelo menos, repetir a campanha da última época. Os alemães apenas saíram da Liga Europa nas meias-finais, às mãos da Roma.

PUB

Roma geriu vantagem em Brighton

No duelo entre treinadores italianos, De Zerbi levou a melhor sobre De Rossi, mas o triunfo do Brighton, por 1-0, foi insuficiente para, sequer, ameaçar a vantagem edificada pela Roma na primeira mão (4-0).

A pensar no campeonato, onde a Roma espreita a zona Champions, ao mesmo tempo que tenta consolidar o quinto posto, o timoneiro dos «giallorossi» promoveu várias alterações no «onze», poupando Pellegrini, Paredes, El Shaarawy, Lukaku e Dybala.

A correr atrás do prejuízo, os ingleses inauguraram o marcador aos 37m, pelo experiente Danny Welbeck, de 33 anos. O primeiro tempo foi pródigo em cartões amarelos para os romanos – cinco, com De Rossi e Svilar incluídos.

Ainda que De Zerbi tenha promovido alterações no princípio do segundo tempo, apostando na velocidade de Ansu Fati e Evan Ferguson, o oitavo classificado da Premier League não foi capaz de ampliar a vantagem. Mérito para a linha recuada dos italianos.

Assim, a Roma, finalista vencida na última edição da Liga Europa, atinge os «quartos», na companhia de Liverpool, West Ham, Benfica, Atalanta, Bayer Leverkusen, AC Milan, Marselha.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!