Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga Europa  |  

Benfica: Jesus perde oportunidade de fazer «tripla» histórica

Treinador podia ser o primeiro a juntar uma competição europeia às duas principais provas nacionais

Redação

Jorge Jesus falhou, pela segunda vez no espaço de um ano, um desafio que nunca foi superado na história do Benfica: o clube encarnado jamais venceu as duas principais competições nacionais (campeonato e taça) e uma prova europeia na mesma temporada. Depois do triplo falhanço com a meta à vista, em 2012/13, o clube da Luz tinha no horizonte a melhor época de sempre, já com o campeonato e Taça da Liga no bolso e ainda com a final do Jamor em perspetiva. A derrota em Turim diante do Sevilha deitou tudo a perder e o clube da Luz corre agora, «apenas», para a «tripla» nacional.   Foi a segunda final europeia consecutiva de Jorge Jesus e a décima do Benfica, mas a verdade é que a tripla conquista só esteve à vista por uma vez. Foi em 1982/83 , com Eriksson. Nessa época o Benfica fez a dobradinha , ganhando campeonato e Taça de Portugal. O sueco trouxera métodos inovadores e os «encarnados» dominavam o futebol. Apurados para a final da Taça UEFA, caíram em pleno estádio da Luz perante o Anderlecht: 1-1 em Lisboa, depois da derrota por 1-0 em Bruxelas.   Nos anos de ouro, início da década de 60, o Benfica somou duas Taça dos Campeões Europeus. Mas na frente interna nem tudo foi tão perfeito. Em 1960/61 o Benfica foi campeão nacional, mas caiu na Taça de Portugal muito cedo: oitavos-de-final, face ao Vitória de Setúbal. Na época seguinte os «encarnados» foram apenas terceiros no campeonato, mas conseguiram ganhar a Taça. Dois títulos em cada temporada, um deles europeu, muito bom. Mas não perfeito.

PUB

Em 1964/65 o Benfica voltou a ter uma possibilidade de ganhar as três competições, mas só conseguiu ter sucesso no campeonato. Perdeu a final da Taça dos Campeões para o Inter (0-1 na final) e a Taça de Portugal para o Vitória de Setúbal (1-3). Nas duas últimas épocas em que chegou a finais europeias (Taça dos Campeões) o Benfica foi incapaz de ter um único sucesso na frente interna. Jorge Jesus voltou agora a dispor de uma oportunidade soberana de fazer o que nunca nenhum treinador conseguiu no Benfica, mas também falhou: ganhar na Europa e festejar o campeonato e a Taça de Portugal. Na mesma época.

PUB

Registo do Benfica

1960/61 Vitória na Taça dos Campeões Campeão nacional (Leixões ganhou a Taça de Portugal) 1961/62 Vitória na Taça dos Campeões Vencedor na Taça de Portugal (Sporting foi campeão nacional) 1962/63 Finalista vencido na Taça dos Campeões Campeão nacional (Sporting ganhou a Taça de Portugal) 1964/65 Finalista vencido na Taça dos Campeões Campeão nacional Finalista vencido na Taça de Portugal (derrotado por V. Setúbal) 1967/68 Finalista vencido na Taça dos Campeões Campeão nacional (F.C. Porto venceu a Taça de Portugal) 1982/83 Finalista vencido na Taça UEFA Campeão nacional Vencedor na Taça de Portugal 1987/88 Finalista vencido na Taça dos Campeões (F.C. Porto venceu campeonato e Taça de Portugal) 1989/90 Finalista vencido na Taça dos Campeões (F.C. Porto venceu o campeonato; Estrela da Amadora ganhou a Taça de Portugal) 2012/13 2º no campeonato atrás do FC Porto Finalista vencido na Liga Europa Finalista vencido na Taça de Portugal 2013/14Campeão nacional. Vencedor da Taça da Liga. Finalista vencido na Liga Europa Final da Taça de Portugal com o Rio Ave.

PUB

E os outros?

No futebol português, o maior sucesso de sempre, a esse nível, foi conseguido por André Villas-Boas que à frente do F.C. Porto conseguiu ganhar quatro troféus em 2010/11: Liga Europa, campeonato, Taça de Portugal e Supertaça.

Em 1963/64 o Sporting ganhou a Taça das Taças mas o campeonato nacional e a Taça de Portugal sorriram ao Benfica.

Em 1983/84 o F.C. Porto perdeu a final da Taça das Taças, não ganhou o campeonato nacional e festejou a conquista da Taça de Portugal.

Em 1986/87 o F.C. Porto ganhou a Taça dos Campeões, mas o Benfica fez a dobradinha nas competições nacionais.

Em 2002/03, com Mourinho, o F.C. Porto ganhou a Taça UEFA, campeonato nacional e Taça de Portugal.

Na época seguinte o F.C. Porto conquistou a Liga dos Campeões, ganhou o campeonato, mas foi vencido pelo Benfica na final da Taça de Portugal.

NOTA: também no FC Porto, Ivic ganhou campeonato, Taça de Portugal, supertaça europeia e taça intercontinental em 1987/88.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!