Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga  |  

FC Porto-Moreirense, 3-0 (crónica)

#ZPzes: o código de Conceição resultou, mas a fórmula precisa de ser aperfeiçoada

Estádio do Dragão, no Porto

Depois de uma surpreendente derrota em casa, na última jornada, não há como desdenhar de um regresso às vitórias.

O FC Porto venceu com justiça o Moreirense por 3-0 e manteve à vista os líderes – Benfica, Sporting e Sp. Braga –, que estão apenas a um ponto de distância.

PUB

Houve golos e maior domínio portista, naturalmente, mas o rolo compressor a que a equipa do FC Porto habituou o seu público nos jogos em casa não funcionou em pleno.

Pode dizer-se que a fórmula de Conceição funcionou, sim, mas o código que faz a máquina carburar ainda dá um ou outro erro.

À falta de melhor designação, chamemo-lo (ao código) #Zpzes.

Porquê #Zpzes? Bem, tudo começa num episódio caricato na véspera do jogo. Inadvertidamente, o treinador do FC Porto publicou na sua conta oficial no Twitter publicações avulsas, indecifráveis, em diferentes tweets – explicação lógica: ou tinha o telemóvel no bolso ou terá sido o filho a premir os botões.

A verdade é que os adeptos reagiram e, por graça, o descuido ganhou valor de «mensagens encriptadas».

Qual seria o segredo por trás de #ZPzes ou #Sxexwqezdcvboz?

A interpretação é livre e permite-nos dissertar que tal seria um código para voltar a máquina de futebol portista a funcionar. Sobretudo, depois de dois jogos bem abaixo das expectativas, em as pernas da equipa duraram cerca de 60 minutos, abrindo a porta à perda de vantagens de dois golos em duas partidas sucessivas para o campeonato – nunca visto neste FC Porto.

PUB

FC Porto-Moreirense, 3-0: ficha e filme do jogo

Se a quebra de rendimento e desconcentrações defensivas, deu para recuperar in-extremis os três pontos no Jamor, frente ao Belenenses, a reviravolta que deu o primeiro triunfo de sempre no Dragão ao Vitória, na jornada anterior, provocou a maior surpresa até ao momento desta Liga e atrasou o campeão nacional.

Desta vez, o vizinho Moreirense servia para a máquina se refazer do baque da última jornada e voltar a entrar nos eixos. Entrou, embora aos soluços.

Marega voltou ao onze e foi titular pela primeira vez num jogo oficial nesta época, relegando para a bancada André Pereira (que havia feito um golo e uma assistência na última jornada); Éder Militão estreou-se em absoluto na defesa, no lugar de Diogo Leite.

Estreia em pleno. Militão pegou de estaca neste FC Porto. Aos 15’ foi decisivo na assistência para Herrera inaugurar o marcador, e durante o resto do jogo foi um esteio no eixo da defesa, mais seguro do que Felipe.

PUB

Marega foi também decisivo no segundo golo portista ao atirar ao poste para Aboubakar marcar o segundo ainda antes da meia-hora. 2-0 aos 28 minutos: estava encaminhado o resultado – embora os últimos dois jogos tenham deixado dúvidas. Marega haveria de sentenciar o resultado ao marcar o terceiro já nos descontos.

FC Porto-Moreirense, 3-0: destaques do jogo

Contudo, o Moreirense que se apresentou no Dragão foi uma equipa muito bem trabalhada por Ivo Vieira. Desdobra-se bem no contra-ataque (destaque para a velocidade de Heriberto e qualidade técnica de Bilel Aouacheria), dividiu a posse de bola com o FC Porto quase em partes iguais e jogou muitas vezes no meio-campo contrário. Resumindo, não merecia uma derrota tão pesada, embora seja inquestionável a justiça do triunfo portista, que teve três golos e quatro festejos – o outro foi o aplauso gigantesco para o regresso de Danilo à competição, quase cinco meses depois.

PUB

Será importante que Danilo regresse com baterias recarregadas. Sérgio Oliveira parece ter perdido rotação e deverá ceder-lhe o lugar: esta noite voltou a estar uns furos abaixo do que já conseguiu fazer na segunda metade da época passada.

No comparativo, embora o eixo da defesa pareça resolvido com a inclusão de Militão no onze, Maxi não é Ricardo Pereira e, mesmo sobrando experiência, faltam pernas ao lado direito da defesa.  

Falta também a este FC Porto controlar os vários momentos do jogo para, depois sim, ser exuberante, como tantas vezes foi na conquista do campeonato.

A paragem de duas semanas no campeonato deverá servir para ajudar Conceição a olear a máquina e inserir-lhe os comandos certos.

Seja #ZPzes ou não, o código desta vez resultou, mas a fórmula do campeão ainda precisa de ser aperfeiçoada.

Veja o resumo do jogo:

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!