Já fez LIKE no MaisFutebol?
Sporting  |  

Sporting-Sp. Braga, 2-2 (crónica)

Uma montanha russa que deixou o dragão a sorrir

Um final tremendo, de montanha russa, mas que acaba numa consequência: o FC Porto saiu do Sporting-Sp. Braga mais líder. O leão continua invencível na Liga, mas deixa Alvalade nesta noite com um mal menor. O empate.

Os verdes e brancos tiveram quase tudo para vencer nesta noite. Numa altura que não é para brilhantismos, o leão tentou ser pragmático. Conseguiu-o até, mas o ciclo em que está envolvido trouxe um Sp. Braga demasiado atrevido e com embalagem de cinco triunfos seguidos no campeonato. Essa série parou nesta noite, é certo, numa altura em que as circunstâncias do jogo e o resultado deixaram, certamente, um amargo de boca nas duas equipas.

PUB

Havia a vitória do FC Porto, havia triunfo benfiquista noutro vira com gente do Minho. O Sporting estava obrigado a vencer para que tudo ficasse igual no topo, mas cedo percebeu que o adversário desta noite podia trazer problemas inesperados. Quando Paulinho se isolou logo aos quatro minutos, Alvalade ficou em suspenso. Respirou de alívio nesse momento que o 20 atirou ao lado, num prenúncio de um jogo que ia ser disputado até ao último milésimo do último segundo.

O Sp. Braga tentou pressionar alto o leão, quis tapar bem o centro do terreno e depois aproveitar para lançar Horta e Paulinho em profundidade. Sobretudo eles, com Fransérgio também à espreita.

PUB

O Sporting respondeu sempre às primeiras iniciativas do Sp. Braga (Paulinho e Xadas num remate de longe). Tanto assim foi que, quando saiu para o intervalo, estava não só por cima como tinha obrigado Matheus a duas enormes defesas junto à relva: uma a cabeçada de Coates, outra a livre de Bruno Fernandes.

Sem nota artística coletiva, o leão tinha mais bola, o camisola 8 assumia a partida do lado verde e branco e quando chegou o descanso, já o Sp. Braga ansiava por ele pois já não estava nem a conseguir sair em transição rápida, nem a chegar suficientemente cedo aos duelos.

Ora, estivéssemos nós num clássico entre dois dos três ditos grandes e dir-se-ia que esse clássico teve de tudo. Indecisão até final, bons golos, e polémica. Não, não foi um jogo entre rivais, mas foi um encontro entre dois grandes, como disse Jorge Jesus na antevisão, e o Sp. Braga iria provar lá mais frente.

Antes disso, o leão ficou com o jogo a jeito. Depois de um lance de Fransérgio que não valeu, a equipa leonina assumiu, por fim, o comando. Podence atirou para fora, Bas Dost falhou onde não costuma falhar a cruzamento de Bruno César. Aliás, tanto não costuma que três minutos depois marcou mesmo.

PUB

Bruno Fernandes comandou a equipa e, neste caso, a bola, que enviou para o pé direito do holandês: letal como sempre, Dost recolocou o Sporting a dois pontos do FC Porto. Parecia que o pragmatismo verde e branco ia ser a realidade final do encontro, mas havia tempo, Abel foi moldando a equipa adversária e havia demasiados leões a cair no relvado. Depois de Acuña no primeiro tempo, Bas Dost no segundo.

João Carlos Teixeira e Fábio Martins foram a jogo. O Sp. Braga melhorou especificamente nas alas, nesse período, e os dois conseguiram ter bola e levá-la para perto da área de Patrício. Foi assim que os arsenalistas foram à luta, foi assim que Danilo entrou na área e caiu, derrubado por Coates. 

O 1-1 foi autoria de Dyego Sousa e mérito do outro brasileiro que, num pontapé desviado por André Pinto colocou a bola nas redes de Rui Patrício. Um balde água fria gelou Alvalade e a hipotermia só passou porque, numa dessas ironias do futebol, Ricardo Horta andava pela função de lateral-direito (devido às mudanças promovidas por Abel) e numa inabilidade meteu a bola na marca de penálti com uma falta sobre Alan Ruiz.

Bruno Fernandes atirou para o 2-2 final, mas deste jogo, quem riu por último, foi o FC Porto, com o leão agora também mais à mão do rival Benfica. Quanto ao Sp. Braga, nunca se pode dizer que um empate em casa do leão seja mau. Mas Abel e os jogadores têm legitimidade, fruto dos eventos do jogo, para pensar que este talvez tenha sido um dos menos felizes na história do clube em Alvalade.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!