Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga  |  

Epicentro-Braga: olhar o pódio e baralhar o título

Dito e César Peixoto jogaram nos Guerreiros, no FC Porto e no Benfica. «Sp. Braga pode interferir na corrida pelo campeonato», avisam ao Maisfutebol

Depois de uma época menos conseguida, em que pela primeira vez na falhou o apuramento europeu, o Sp. Braga reergueu-se e está aí de novo para morder os calcanhares aos grandes. A opinião é de César Peixoto. referiu o jogador em exclusivo ao . O esquerdino começou por representar o FC Porto, seguiram-se os arsenalistas e depois mudou-se para o clube da Luz. Pelo meio passou ainda pelo V. Guimarães e pelo Espanhol de Barcelona. Acredita que a ambição dos Guerreiros em lutar pelo terceiro lugar pode , até porque afirma que . lembrou. A exemplo de César Peixoto, também Dito representou os três emblemas. Começou em Braga, onde se formou, rumando depois ao Benfica, tendo-se transferido da Luz para o FC Porto. O percurso foi diferente, mas a opinião é a mesma. , atira o defesa natural da Póvoa de Varzim, que continua o seu raciocínio analisando os prós e contras de Benfica e Porto nos jogos com os Guerreiros. Dito salienta outro aspeto; o modelo de jogo dos arsenalistas, que segundo o ex-defesa central encaixa na perfeição no tipo de jogo que tanto o Benfica como o FC Porto adotam. Para o poveiro de 53 anos de idade os extremos velozes são as principais armas do Sp. Braga e aqueles a quem Benfica e FC Porto devem dar mais atenção. , diz Dito. O ex-jogador explica o porquê destas afirmações: , conclui. Restam poucas dúvidas de que o Sp. Braga de Sérgio Conceição, que segue no quarto lugar da classificação a apenas um ponto do Sporting, volta a colocar os minhotos entre as contas dos crónicos “três grandes”. Para já, está no epicentro da luta entre o primeiro lugar entre aguais e dragões, tentando destronar os leões do pódio.

PUB

À entrada para as últimas dez jornadas da Liga, Benfica e FC Porto partem para um sprint final na luta pelo primeiro lugar. Para além do confronto direto - o FC Porto desloca-se á Luz na 30ª jornada - há ainda uma barreira comum difícil para ultrapassar: os Guerreiros de Sérgio Conceição.   Os gigantes de Lisboa e Porto têm de medir forças com o senhor do Minho. Já esta sexta-feira os dragões enfrentam os horrores da pedreira (24ª jornada), onde apenas o Sporting ousou vencer esta época. As águias ficam com a deixa dos azuis e brancos e recebem na Luz (25ª jornada) a única equipa portuguesa que de lá ousou sair com um triunfo esta época.   Ou seja; as decisões da Liga passam, inevitavelmente, por Braga. A MF TOTAL falou com Dito e César Peixoto, dois jogadores de gerações diferentes que têm algo em comum: ambos representaram os três clubes enquanto jogadores. Tanto Dito como César Peixoto passaram por Benfica, FC Porto e Sp. Braga.   A primeira reação é unânime e sai-lhes quase que espontaneamente. «O Sp. Braga pode interferir na luta pelo título». A mesma frase foi proferida quer por Dito, quer por César Peixoto. Não há dúvidas em considerar que os arsenalistas são, portanto, das barreiras mais difíceis de ultrapassar para Jorge Jesus e Julen Lopetegui.  

PUB

Rafa, Rúben Micael e Pedro Tiba festejam um golo
«Braga é das poucas equipas que pode jogar de igual para igual com Benfica e Porto» era Salvador «O Braga esta época voltou a ter uma grande equipa e está novamente a fazer um grande campeonato. Pode, claramente, influenciar as contas do título. No caso do Porto, já esta sexta-feira, pode comprometer seriamente a luta pelo primeiro lugar, está a quatro pontos e uma derrota nesta fase aumentará o fosso», Maisfutebol «baralhar as contas do primeiro lugar» «o Braga é das poucas equipas que tem capacidade de jogar de igual para igual com estas equipas e lutar pelos três pontos em cada um dos jogos» «O Benfica tem quatro pontos de vantagem, ainda pode perder um jogo que continua na frente; isso dá tranquilidade. A prestação do Braga nestes dois jogos pode baralhar as contas, até porque ainda tem ambições de chegar à Liga dos Campeões, está apenas a um ponto do Sporting»,

PUB

Danilo e Luiz Carlos no jogo contra o FC Porto
«Jogos com o Braga são os mais complicados» «O Sp. Braga pode complicar o campeonato ao Benfica e ao Porto, tirando surpresas, que acontecem, os jogos mais difíceis que estes dois emblemas têm é com o Braga. Não surpreende se perderem pontos com o Braga» «O Porto joga já esta sexta-feira, depois tem o jogo da Liga dos Campeões com o Basileia, que financeiramente também é um jogo importante. Se passar estes dois testes, e o próprio jogo com o Boavista também tinha uma enorme carga emocional, acredito que este ciclo ultrapassado é um grande sinal de que está aí para a luta».

«Quanto ao Benfica, penso que, para além do jogo com o Porto, as surpresas serão mais suscetíveis de acontecer no jogo com o Braga e em Guimarães. Por isso, claramente que o Braga pode interferir na luta do título», menciona Dito.   A importância do fator casa num Braga «mortífero em ataque rápido»   Até aqui as opiniões e a abordagem ao papel que este Braga pode ter na luta entre Benfica e FC Porto pelo primeiro lugar são muito semelhantes. Os elogios ao trabalho desenvolvido por Sérgio Conceição também são comuns no discurso de César Peixoto e de Dito.   Contudo, César Peixoto introduz na discussão uma das variantes dos jogos que vão opor o Sp. Braga ao FC Porto e ao Benfica: o fator casa. Peixoto admite que os azuis e brancos poderão ter mais dificuldades pelo facto de jogarem na pedreira.   «Por norma, o Braga é muito forte em casa, com os seus adeptos a empurrar a equipa. Joguei lá e sei bem que ajuda a ter outra prestação. Na Luz é mais difícil, o Benfica é líder, está bem no campeonato e ainda recentemente goleou o Estoril. Acredito que para o Braga é claramente mais vantajoso o jogo com o Porto, por ser em casa. Mas, convém não esquecer que esta época o Braga já ganhou na Luz», refere.  

PUB

Felipe Pardo em ação no Estádio da Luz
«Jogando contra estas equipas [Benfica e FC Porto] o Braga é perigosíssimo. Os lançamentos para o Rafa, para o Pardo - que não tem jogado, mas é outra referência - e mesmo para o Pedro Santos e para o Salvador Agra, que são as suas principais armas, podem ser mortíferos» «Este Braga tem um modelo de jogo diferente das últimas épocas. Não assume as despesas de jogo como assumia, agora joga mais atrás e é uma equipa mortífera em ataque rápido. É uma equipa coesa e organizada a defender»

Convém não esquecer que os Guerreiros somam seis triunfos consecutivos.  

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!