Já fez LIKE no MaisFutebol?
Brasil  |  

Lima e Cardozo: como eles só há 29 anos!

Há quase três décadas que encarnados não têm dois jogadores acima dos 20 golos por época

Tamagnini Nené, Diamantino Miranda. Dois nomes, dois goleadores da antiga Luz e do Benfica 1983/84 de Eriksson. Óscar Cardozo e Lima. Sucessores de uma dupla infernal, 29 anos depois. É esse o tempo que passa até se descobrir dois pontas de lança em coexistência na Luz com mais de 20 golos cada um na temporada.

A importância de ter Lima

PUB

Nos idos de 1983 e 84, Nené e Diamantino produziram 52 golos em conjunto: 27 para o homem que «nunca sujava os calções», 25 para o natural de Sarilhos Pequenos. Com a chegada de Lima, Jorge Jesus pôde reproduzir algo idêntico no Benfica 2012/13.

Cardozo leva 26 golos nesta época, em todas as provas. O Tacuara tem cumprido como nas últimas temporadas e é um dos responsáveis para a segunda melhor média encarnada, em golos, da era Jesus. Mas na verdade o paraguaio nunca teve um companheiro tão próximo como Lima. Nem mesmo Saviola, apesar da parceria com El Conejo ser a maior dos últimos 30 anos.

O argentino é aquele que tem melhor sociedade do golo com Cardozo. Em 2009/10, o paraguaio fez 38 golos, El Conejo 19. Ou seja, em conjunto fizeram 57 (é preciso ir até 1982/83 e reparar que Nené e Filipovic marcaram 59 golos). Lima e Cardozo estão a uma dezena do registo de 2009/10.

PUB

Se a dez jogos (certos) do final da época, o camisola 7 das águias está a 12 do recorde pessoal na Luz, tem agora ao lado alguém que o acompanha: Lima leva 21 golos, ou seja, é, até ver, quem melhor rendimento teve com o Tacuara.

Lima e Cardozo estão a cinco golos dos 52 que Nené e Diamantino marcaram em conjunto. Ainda que essa equipa de Eriksson contasse com outro grande goleador: Manniche fez 16. Um papel que na equipa de Jesus é repartido entre Rodrigo e Salvio (10 golos cada), já agora.

Há uma dupla que fez mais golos que Nené e Diamantino, numa temporada, mas menos que Saviola e Cardozo. Magnusson e Vata marcaram 56 golos em 1989/90. O problema é que o angolano contribuiu com 16 para esse número. O sueco foi astronómico, tal como o paraguaio no ano do último título de campeão que foi para a Luz.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!