Já fez LIKE no MaisFutebol?
Cristiano Ronaldo  |  

Estudo: Cristiano Ronaldo tem impacto positivo no turismo da Madeira

Conclusões de investigadores do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

A imagem de Cristiano Ronaldo tem tido impacto positivo no turismo da Madeira, de acordo com um estudo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). 

De acordo com os investigadores do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da FLUC, existe uma relação entre as publicações do jogador português nas redes sociais e os prémios internacionais conquistados pela ilha.

PUB

O estudo a que a Lusa teve acesso lembra que a Ilha da Madeira «foi eleita consecutivamente» como «Melhor destino Insular da Europa» entre 2013 e 2021 (com a exceção de 2015) e, ao mesmo tempo, «Melhor Destino Insular do Mundo» entre 2015 e 2020.

«A notoriedade de Cristiano Ronaldo influencia toda uma cadeia de atitudes, reações e comportamentos pessoais e sociais com impacto positivo no turismo da Madeira», refere o estudo, da autoria de Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra.

Os investigadores analisaram as publicações de Cristiano Ronaldo nas redes sociais entre 2013 e 2019 e concluiram que «existe uma relação» entre os 'posts' do jogador e os prémios internacionais conquistados pela ilha atlântica no âmbito dos World Travel Awards (WTA). 

«Apurou-se que o período de tempo em que os prémios foram atribuídos ao destino Madeira coincide com um aumento significativo do número de seguidores do CR7 [sigla pela qual Ronaldo é conhecido] – 114 milhões em 2013 para 401 milhões em 2019.»

PUB

Também as «interações das publicações» do camisola 7 do Manchester United aumentaram mais de 48 vezes entre 2014 e 2019: passaram de quase cinco milhões para 232 milhões.

Numa segunda fase, o estudo «pretendeu avaliar as imagens cognitiva, afetiva e espontânea da Ilha da Madeira» com base num inquérito a quase 500 pessoas, no qual se questionou como é que Cristiano Ronaldo «influenciava a imagem da sua ilha de origem e porquê».

De acordo com as conclusões do estudo, a maioria dos inquiridos considerou que Ronaldo «influencia positivamente a imagem da Madeira, pela sua elevada notoriedade mundial, capacidade de influência e também pelo facto de ter nascido na ilha».

«Por outro lado, os resultados indicam que os atributos naturais da Ilha da Madeira prevalecem sobre quaisquer outros, constituindo fatores de diferenciação positivos», adianta.

PUB

Escreve a Lusa que Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra sustentam, no documento, que o estatuto de Cristiano Ronaldo «como influenciador digital é unânime» e que os chamados ‘Óscares do Turismo’ que a Madeira tem vindo a obter consecutivamente «“vão muito para além daquilo que a ilha representa em termos de destino turístico».

«Por isso, será legítimo questionar se existe um fator externo que influencia a imagem da ilha e induz a votação expressiva para aqueles prémios. Os dados empíricos e a análise comparativa realizada suportam a associação de fenómenos entre Cristiano Ronaldo e a cronologia temporal dos prémios da Madeira», esclarecem.

Os investigadores defendem, desse modo, que «figuras mediáticas portuguesas devem ser ‘aliciadas’ e motivadas pelas autoridades portuguesas para promoverem internacionalmente» Portugal como destino turístico.

Segundo a FLUC, o estudo de Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra foi agora publicado no livro «Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability», da editora Springer, com o título, «Digital Influencers and Tourist Destinations: Cristiano Ronaldo and Madeira Island, from Promotion to Impact.»

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!