Já fez LIKE no MaisFutebol?
Máquina do tempo  |  

Sabia que Schmeichel já criou porcos? E que Raúl foi pescador de alto mar?

A Máquina do Tempo viaja até 1998 para encontrar dois grandes craques do futebol mundial mergulhados em atividades do setor primário. Estranho, não é? A boa notícia é que há mais...

Os anos noventa trouxeram uma nova realidade ao ambiente desportivo: as grandes produções publicitárias das maiores marcas de desporto. Tudo começou em 1996, quando a Nike criou o anúncio «Match in hell», que juntou uma constelação de estrelas.

Acima de todas, claro, Cantona, que deixou uma frase para a história: «Au revoir».

PUB

Para além do francês, porém, havia Ronaldo, Kluivert, Maldini, Ian Wright, Jorge Campos, Brolin, Figo e Rui Costa. O resultado de tantos craques juntos foi um sucesso tremendo.

O anúncio tornou-se viral e lançou as marcas para a evidência de que o futebol funcionava tanto ou mais que os desportos americanos: sobretudo a poderosa NBA, e Michael Jordan.

Por isso, e ainda na ressaca do Mundial-94, nos Estados Unidos, e principalmente do sucesso do «Match in hell», as grandes marcas desportivas apostaram em grandes produções para atacar o Mundial 98, o que criou uma competição à parte, e muito divertida.

Os filmes não se comparam com o que as mesmas marcas fazem hoje, claro. Para o Mundial 2022, por exemplo, a Nike bateu todos os recordes de investimento para criar o «The football verse», que junta Cristiano Ronaldo (o de 2004 e o atual) e o filho (Cristianinho), Mbappé, Ronaldinho, Ronaldo (o de 98 e o de 2002), Edgar Davids, Van Dijk, De Bruyne, Phil Foden, Leah Williamson, Alex Morgan, Marta, Carli Lloyd, Sam Kerr e até o anime Gouenji Shuuya.

PUB

O «The football verse» vai ter que andar muito, no entanto, para bater o recorde de vídeo publicitário mais visto da história. O recorde pertence também à Nike, através do «Write the future», que juntou antes do Mundial 2010 Cristiano Ronaldo, Ronaldinho, Rooney, Ribery, Drogba, Cannavaro, Iniesta, Piqué, Fabregas, Thiago Silva, Roger Federer, Kobe Bryant e até Gael Garcia Bernal e Homer Simpson: conseguiu chegar a 7,8 milhõies de visualizações online só nos primeiros cinco dias.

Voltando a 1998, de resto, o anúncio que ficou para a história foi da Nike com a seleção do Brasil.

Chamava-se «O aeroporto» e mostrava as estrelas daquela que era a grande favorita ao título à partida para Paris. O voo atrasou, os jogadores ficaram aborrecidos e começaram a jogar futebol. Ou antes, a dar espetáculo: Ronaldo, Romário (que ficou de fora do Mundial por lesão), Denilson, Roberto Carlos, Juninho, Bebeto, enfim, tudo craques cheios de técnica.

A verdade, porém, é que a Nike teve concorrência feroz. Sobretudo da Reebok, que colocou Peter Schmeichel a criar porcos numa quinta na Dinamarca e Raúl Gonzalez a pescar em alto mar espanhol. Tudo porque quando eram miúdos não tiveram acesso às melhores botas.

PUB

Ora para quem hoje, à distância de quase 25 anos, olha para estas imagens de dois dos maiores jogadores de todos os tempos, a reação não pode deixar de ser uma sonora gargalhada.

Afinal de contas, e para além de bons dentro do relvado, Schmeichel e Raul Gonzalez tinham no topo da carreira também um talento natural para a representação.

Para os mais novos até pode ser uma revelação, para os mais antigos é provavelmente a confirmação de que os gritos de Schmeichel na baliza do Sporting campeão eram tudo encenação. Ou será que alguma vez duvidámos disso?

«Máquina do tempo» é uma rubrica do Maisfutebol que viaja ao passado, através do arquivo da TVI, para recuperar histórias curiosas ou marcantes dos últimos 30 anos do futebol português.

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!