Já fez LIKE no MaisFutebol?
Martim Neto  |  

«Enzo Fernández é uma referência, tento seguir os passos dele»

Martim Neto, internacional jovem por Portugal e produto da formação do Benfica, em entrevista ao Maisfutebol à margem de um estágio da Seleção Nacional sub-20

Há famílias que estão talhadas para o desporto e na amostra de ADN da família Neto identifica-se ecletismo. Há gente ligada ao voleibol, com percursos sustentados no mundo do hóquei e, claro, no futebol.

Martim Neto é filho de Rui Neto – ex-hoquista, ex-selecionador nacional e até ao início deste mês treinador do Óquei de Barcelos – e primo de Pedro Neto, jogador do Wolverhampton e internacional A por Portugal.

PUB

Esperança do Benfica, onde está há sete anos, fez parte da equipa que se sagrou campeã da UEFA Youth League, pela primeira vez na história do clube encarnado, e da que conquistou a primeira edição da Taça Intercontinental no mês passado.

Aos 19 anos, soma 25 internacionalizações dos sub-15 aos sub-20, já leva quase 50 jogos pela equipa B das águias na II Liga, estreou-se pela equipa principal na última jornada da época passada e esteve no verão às ordens de Roger Schmidt durante a pré-época, sendo visto como os dos bons valores da forja do Seixal.

O Maisfutebol apanhou-o logo a seguir ao Portugal-Itália (sub-20), particular realizado na sexta-feira em Almada e esteve à conversa com ele.

Um olhar para o passado, para presente, para o futuro e para as referências que tenta seguir com atenção. Dos mais velhos, aos (poucos mais) velhos e até aos da idade dele, como António Silva, também ele nascido em 2003 e a consolidar-se na equipa principal. «Se calhar não estávamos à espera que fosse já, de imediato. Mas não me surpreende pela qualidade que ele tem», aponta.

PUB

Maisfutebol – Apesar da derrota por 2-1, este jogo contra Itália foi a prova de que Portugal tinha nível para ser uma das equipas presentes no próximo Mundial sub-20 na Indonésia?

Martim Neto – A Itália também tem muita qualidade. Tivemos o azar de não conseguir o empate no último jogo da ronda de elite contra a Inglaterra.

MF – E o azar de terem calhado no grupo da seleção que acabaria por sagrar-se campeã europeia…

MN – Sim, sim. Mas acho que Portugal consegue bater-se com qualquer seleção. Mas só passava uma seleção e acabou por ser Inglaterra a passar.

MF – Mas sente que Portugal tinha qualidade para estar naquele lote de seleções europeias no Mundial?

MN – Sim. As seleções portuguesas têm sempre muita qualidade para competirem com as melhores seleções do Mundo.

MF – E neste jogo com Itália, embora particular, também era importante para vocês transmitirem essa mensagem?

MN – Não. Acima de tudo, o mais importante era sermos iguais a nós próprios e fazermos aquilo que os treinadores nos pedem. Agora temos um treinador novo e estamos a tentar assimilar as ideias, mas é sobretudo isso: fazer o que nos pedem, o que fazemos nos clubes e ter alegria dentro de campo.

PUB

MF – E quais foram as sensações passadas nestes primeiros tempos de contacto com a nova equipa técnica liderada pelo Bino?

MN – São ideias positivas. Estamos a trabalhar bem, a maior parte do grupo já se conhece todo e isso também ajuda depois na integração da equipa técnica. Agora estamos a formar uma nova família e queremos ter bons resultados esta época apesar de não termos nenhuma competição oficial.

No particular da Seleção sub-20 com Itália na quinta-feira. Martim Neto foi titular (FOTO: FPF)

MF – Nove dos 22 jogadores convocados para este estágio dos sub-20 de Portugal com jogos com Itália e Polónia pertencem à formação do Benfica. O que é que isto diz sobre esta casta da qual o Martim faz parte?

PUB

MN – Toda a gente sabe que o Benfica tem uma boa academia e a vinda de novos jogadores é a prova disso.

MF – E as recentes conquistas quer da UEFA Youth League e da Intercontinental mais recentemente também dizem muito sobre a qualidade desta geração, não?

MN – Sim. Acabámos por ter a sorte, entre aspas, de ter conseguido conquistar esses dois troféus, mas isso também podia ter acontecido a outras equipas portuguesas. Mas fizemos um bom trabalho e isto é só o início das nossas carreiras. Ainda temos muito pela frente.

MF – É natural que os adeptos do Benfica depositem grande expectativa na geração do Martim, porque conquistou o que nenhuma outra conquistou. O que é que lhes pode dizer?

MN – Acima de tudo, têm de ter alguma paciência, porque nem todos os jogadores com 18 ou 19 anos chegam às equipas principais e conseguem afirmar-se logo. Mas nós estamos a trabalhar para darmos uma boa resposta quando o treinador da equipa principal decidir que estamos prontos.

PUB

MF – E em que ponto de maturação o Martim sente que está?

MN – Ainda tenho muito para aprender. Já tenho um ano e meio de II Liga e agora estou a fazer mais uma época. Sinto que ainda tenho muito por onde crescer, mas espero dar uma boa resposta quando tiver uma oportunidade.

(FOTO: FPF)

MF – Disse que outras equipas portuguesas também podiam ter o sucesso internacional que o Benfica teve este ano. Nota esse equilíbrio entre Benfica, Sporting, FC Porto e Sp. Braga, sobretudo?

MN – Sim. Muitas equipas portuguesas têm trabalhado bem nas camadas jovens e tem-se vindo a mostrar isso. Temos tido campeonatos bastante competitivos e ainda bem que assim é. Que Portugal tenham esses bons jogadores jovens na formação para conseguir atingir altos níveis.

PUB

MF – O Martim vem de uma família de desportistas, com gente ligada ao futebol, ao voleibol e ao hóquei, onde estão o seu pai e o seu irmão. Nunca o tentaram puxar para o hóquei?

MN – Já! Cheguei, salvo erro, a estar hóquei durante um mês.

MF – Que idade tinha?

MN – Tinha uns cinco ou seis anos. Depois ainda experimentei o ténis e só depois é que fui para o futebol.

MF – Porque é que só esteve um mês no hóquei? Não se ajeitava?

MN – Eu gostava de ver, mas não gostei muito da prática com os patins e o stick.

MF – Hóquei, ténis, futebol… Mais alguma coisa?

MN – E natação.

MF – E quando é que começa no futebol?

MN – Com seis ou sete anos, logo a seguir ao hóquei. Comecei numa academia do Sporting em Viana do Castelo.

MF – O Sporting teve-o debaixo de olho?

MN – Ainda cheguei a fazer torneios em Lisboa com o Sporting até aos dez anos. Depois, fui para a escola do Benfica em Braga e no ano a seguir fui para Lisboa, para o centro de estágio.

PUB

MF – E como é que foram os primeiros tempos no Benfica, longe da sua família, com 12 anos? Foram duros?

MN – É difícil para qualquer pessoa estar longe da família, mas cada um acaba por gerir à sua maneira. Pessoalmente, nunca tive muitos problemas. Também tive sempre um apoio muito forte da minha família e ia a casa de 15 em 15 dias. Acabou por ser uma adaptação relativamente fácil.

Segundo a contar da direita, sentado no banco de suplentes durante o Paços de Ferreira-Benfica, da última jornada da Liga 2021/22. Martim Neto estreou-se nesse jogo com a camisola principal das águias (Lusa)

MF – No ano passado estreou-se pela equipa principal do Benfica na última jornada da Liga. O que é que lhe passou pela cabeça quando o treinador Nelson Veríssimo lhe disse que ia para Paços de Ferreira com a equipa e, depois, quando o chamou para entrar?

PUB

MN – Foi um sonho tornado realidade. Quando vamos jovens para a academia, o nosso sonho é estrearmo-nos na equipa principal e foi sobretudo um sentimento de orgulho e de dever cumprido.

MF – Estava tranquilo? Nervoso? Ansioso?

MN – Estava um bocadinho ansioso, mas acabei por ficar tranquilo quando entrei em campo.

MF – E falou com alguém antes do jogo? Alguém que lhe tenha passado uma mensagem de força, de tranquilidade?

MN – Falo sempre com os meus pais antes dos jogos. Disseram-me o que me dizem sempre: para estar tranquilo e para fazer o que faço sempre, jogar o meu futebol.

MF – Fez uma tatuagem para assinalar a estreia como o Tiago Gouveia?

MN – [risos] Não fiz, não fiz.

MF – Não tem tatuagens?

MN – Tenho uma [n.d.r.: mostra o braço e mostra uma em árabe]. Diz família.

MF – Entretanto, no verão passado fez parte da pré-época com a equipa principal do Benfica, com quem foi para Inglaterra e também para o Algarve. Esperava conquistar um espaço no plantel principal?

PUB

MN – Não me foquei muito nisso. Foquei-me sobretudo em fazer o meu trabalho, em fazer o que o treinador pedia e em aprender com os jogadores da equipa principal. Para os mais jovens, as pré-épocas servem sobretudo para isso: para aprender, assimilar ideias e eu fiz o meu trabalho.

MF – Ficou surpreendido com algum jogador do Benfica pela qualidade?

MN – Acabam todos por surpreender, porque quando passamos a ter um contacto diário de treino com eles, vemos que têm muita qualidade. Mas talvez o David Neres.

MF – Porquê?

MN – Tem aquele um para um brasileiro, de ir para cima sem medo. Acima de tudo por isso.

MF – Já disse que ficar imediatamente na equipa principal não foi algo que estivesse muito presente no seu pensamento, mas é normal que se alimente essa esperança quando se está naquele espaço. Como é que se lida depois com o natural sentimento de alguma tristeza quando se recebe a notícia de que o caminho imediato vai passar pela equipa B novamente? Como é feita essa gestão emocional?

PUB

MN – Eu não fui lá com muitas expectativas, porque tenho noção da qualidade do plantel e sabia que muito dificilmente ia ter lugar na equipa. Acabou por não ser muito difícil, porque já estava à espera de ir fazer jogos à equipa B. É trabalhar para, se houver oportunidade seja por lesão de alguém ou outro motivo, estar pronto no dia em que o treinador me chamar.

MF – O facto de vir de uma família de desportistas, gente habituada ao sucesso mas também ao insucesso, ajuda-o a ter essas ferramentas que ajudam a gerir bem as expectativas e a superar bem os momentos de adversidade?

MN – Sim. A minha família sempre me deu muito apoio e ouço muito os conselhos do meu pai, da minha mãe e do meu irmão. Dão-me muitos conselhos e tento ouvi-los ao máximo, porque têm outra experiência de vida.

Nos primeiros dias da pré-época com a equipa principal do Benfica

PUB

MF – Como é que tem visto o rendimento do Enzo Fernández, um jogador que atua na mesma posição que o Martim e que se tem destacado neste arranque de época?

MN – Olho para ele como uma referência. Se ele está a ter o sucesso que está a ter no Benfica, e se é aí que eu também quero chegar, tento seguir os passos dele. Tento ver o que ele faz e o que não faz para perceber o que tenho de fazer para chegar lá.

MF – Identifica algumas semelhanças entre o seu jogo e o dele?

MN – Sim, algumas. Ele tem muita qualidade de passe, gosta de vir buscar jogo para construir e eu também gosto. Tem boa visão de jogo…

MF – E o que é que ele tem que o Martim gostava de ter ou de aprimorar?

MN – A agressividade, a reação à perda.

MF – Disse em tempos que o Kevin De Bruyne era o seu ídolo. O que é que tenta ir buscar dele?

MN – Tudo [risos]. Ele era uma referência, mas hoje em dia já não é tanto. Sinto que sou um jogador diferente. Ele é mais ofensivo, marca golos e faz mais assistências. Admiro-o muito, mas não digo que hoje em dia seja uma referência.

PUB

MF – Acredita que ainda pode vir a ter as suas oportunidades na equipa principal esta época? Uma oportunidade que, por exemplo, o António Silva já teve?

MN – O António trabalhou muito na pré-época e agarrou a oportunidade quando a teve. Temos de lhe dar todo o mérito. E eu vou tentar fazer o mesmo: vou trabalhar e depois cabe ao treinador decidir.

MF – O Martim é da mesma geração do António Silva. Surpreende-o o que ele tem estado a alcançar?

MN – Não! Se calhar não estávamos à espera que fosse já, de imediato. Mas não me surpreende pela qualidade que ele tem. Apesar de não dar muito nas vistas, ele sempre foi um central com muita qualidade e o sucesso que tem é mérito dele.

MF – Quando diz que ele não dava muito nas vistas, refere-se ao quê em concreto? Para o público ou mesmo no seio do próprio grupo?

MN – Cá para fora. Os adeptos, por exemplo, não falavam muito dele. É um central muito completo com e sem bola. É agressivo, tem uma boa construção, é muito seguro a sair a jogar e tem posto isso em prática.

PUB

MF – E que mensagem passa para vocês, mais novos, a aposta do Roger Schmidt nele e também o facto de haver nove jogadores da formação do Benfica na equipa principal? Uma mensagem de esperança?

MN – Sim. De alguma forma, sim. As portas estão abertas e acho que se trabalharmos como devemos mais tarde ou mais cedo teremos a nossa oportunidade. Mas temos de trabalhar e de ter paciência.

MF – Mas sente que o Roger Schmidt está muito atento ao vosso trabalho?

MN – Sim. A ideia que tenho é que ele acompanha muito a equipa B e os sub-23. Está sempre atento ao nosso trabalho.

MF – Que sonho gostava de concretizar até ao final desta época?

MN – Gostava de fazer parte do plantel e de fazer alguns jogos pela equipa A. No início da época fui um bocado abaixo, mas agora sinto que estou a voltar a trabalhar bem e que, se continuar assim, estou mais perto.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!