Já fez LIKE no MaisFutebol?
Modalidades  |  

Atletismo: Nacional de corta-mato longo corre-se domingo no Jamor

Equipa Gémeos Castro é forte candidata ao título Equipa Gémeos Castro é candidata ao título no Nacional de corta-mato. Fernanda Ribeiro tenta destronar Carla Sacramento.

A 80ª edição do Campeonato Nacional de corta-mato longo disputa-se no próximo domingo, na pista do Estádio Nacional, no Complexo Desportivo do Jamor. A equipa Gémeos Castro está entre as candidatas ao título colectivo na competição masculina. No sector feminino Fernanda Ribeiro e Carla Sacramento destacam-se entre as favoritas à medalha individual.

Hélder Ornelas, campeão nacional de pista coberta nos 3000 metros, Eduardo Henriques, actual campeão nacional de corta-mato longo, e Alfredo Braz, quinto classificado no Europeu de crosse em 1997, são três dos atletas da equipa dos irmãos Castro, mas o destaque vai sobretudo para Domingos Castro, que se cortar a meta em primeiro pode tornar-se no atleta mais velho a vencer a prova, aos 39 anos, e Carlos Calado, o fundista que recentemente perdeu a mulher e os filhos, vítimas de intoxicação por gás.

PUB

Ainda no sector masculino, Paulo Guerra, do Maratona, seria outro dos candidatos ao título, não fosse o vírus que o afectou ao longo da época e que o tem impedido de estar ao seu melhor nível.

No sector feminino, o Maratona é o clube favorito à vitória e entre a equipa Carla Sacramento afigura-se como grande candidata à medalha de ouro. A portuguesa luta pela conquista do seu quarto título consecutivo, mas adivinha-se uma forte concorrência por parte de Fernanda Ribeiro, do F. C. Porto, que tentará juntar o título do corta-mato curto, alcançado no passado domingo, à vitória no longo.

A prova conta ainda com outras atletas de grande nível, como é o caso de Anália Rosa, vice-campeã de crosse curto, Mónica Rosa, terceira classificada em 2002, e Analídia Torre. Em termos colectivos, o Maratona está em condições de repetir o triunfo do ano passado no sector feminino (o clube venceu nove das dez últimas edições do Nacional de corta-mato longo). O adversário mais forte deverá ser o Sporting de Braga.

PUB

A corrida do Jamor será determinante na avaliação decisiva dos atletas para a constituição das selecções portuguesas que, no final de Março, irão participar no Mundial de crosse, a disputar em Lausana, na Suíça.

Horário das provas:

Juniores femininos: 10h10

Juniores masculinos: 10h50

Seniores femininos: 11h35

Seniores masculinos: 12h20

Leia ainda:

Domingos Castro: «O sonho de fim de carreira são os Jogos Olímpicos»

Atletismo: Carlos Calado homenageia mulher e filhos no Nacional de corta-mato

Domingos Castro sobre Carlos Calado: «Vamos esperar para ver como reage no momento»

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!