Já fez LIKE no MaisFutebol?
Modalidades  |  

Comité Paralímpico Internacional levanta sanção à Rússia

Russos estavam fora das competições desde 2016

O Comité Paralímpico Internacional (IPC) vai pôr fim à suspensão da Rússia, 29 meses depois, sob «condições restritas». O anúncio foi feito, nesta sexta-feira, pelo próprio IPC por considerar que a Rússia cumpriu 69 das 70 medidas que haviam sido impostas para que os seus atletas voltassem à competição.

«É preciso avançar e encontrar uma solução que proteja a integridade do desporto e reconhecer as mudanças significativas feitas pelo comité paralímpico russo», declarou o presidente do IPC, o brasileiro Andrew Parsons.

PUB

Segundo o IPC, o comité paralímpico russo colocou em prática um extenso programa de controles sob a supervisão da Agência Mudial Antidoping (AMA), com medidas como: programas educativos para atletas e treinadores, a exclusão de cargos governamentais dos seus órgãos diretivos, a abertura de uma linha para receber denúncias anónimas sobre casos de doping e o pagamento dos custos derivados dos controles adicionais aos seus atletas. 

Apesar de a Rússia nunca ter aceitado as conclusões do relatório McLaren, que denunciou um esquema de doping no país, o presidente do IPC decidiu que não podia manter indefinidamente os desportistas russos fora das competições, levantando, assim, a sanção «debaixo de condições restritas».

O levantamento da suspensão foi levado a cabo por 13 membros do executivo do IPC, sendo que seis dos votos a favor foram de atletas que contam com 14 participações nos Jogos Paralímpicos.  De relembrar que o comité paralímpico russo não participou nem nos Paralímpicos de 2016, o Rio de Janeiro, nem na prova de PyeongChang de 2018.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!