Já fez LIKE no MaisFutebol?
FIFA  |  

Mundial 2014 estraga o planeta, mas a FIFA tem um plano

Problemas ambientais «serão cem por cento compensados»

Redação

O Mundial 2014 vai aquecer o mundo do futebol, mas também vai causar danos na Terra.

A FIFA anunciou que o torneio do Brasil vai produzir o equivalente a 2,72 milhões de toneladas de dióxido de carbono, um gás de efeito de estufa, devido às inúmeras viagens de avião que se vão realizar.

PUB

Ou seja, um mês de Mundial produz a mesma quantidade de dióxido de carbono que 560 mil pessoas por ano num carro, de acordo com a agência de proteção ambiental norte-americana.

A maioria das emissões será provocada pelas viagens dos adeptos, cerca de 90 por cento. O resto será das atividades do próprio torneio, ou seja, viagens de equipas, árbitros e outros oficiais, assim como o uso dos hotéis destinados à organização, para além do uso dos estádios.

Por isso, a FIFA vai financiar vários projetos ambientais, de modo a compensar os danos causados.

O responsável pelo gabinete de responsabilidade social da entidade, Federico Addiechi, já declarou que a FIFA vai gastar vários milhões nesses projetos ambientais.

«Vamos compensar essas emissões a cem por cento», disse, para explicar depois que os projetos podem envolver a plantação de árvores, a criação de parques eólicos ou centrais hidroelétricas.

Um estudo da FIFA lista as emissões de dióxido de carbonioi do seguinte modo: 213,706 toneladas na Taça das Confederações, 38,048 de outras atividades, como por exemplo o sorteio da semana passada; de acordo com a entidade que rege o futebol mundial, só o sorteio produziu 5,221 toneladas. 2,47 milhões de toneladas do Mundial 2014, jogado em junho e julho.

«Comparado com outras atividades, isso não é nada», acrescentou Addiechi. O Mundial 2010, na África do Sul, apresentou os mesmos problemas à FIFA assim como o Mundial 2018, na Rússia, será necessária uma grande quantidade de viagens aéreas durante o torneio.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!