Já fez LIKE no MaisFutebol?
Mundial Sub-20  |  

O caminho para o estrelato começa no Hemisfério Sul

A edição deste ano irá decorrer na Nova Zelândia e apresenta várias promessas em cartaz. Portugal também estará presente

À partida, serão os principais rivais da equipa portuguesa. A formação orientada por Carlos Restrepo realizou um Campeonato Sul-Americano de sub-20 de grande nível e mostrou um conjunto bastante equilibrado e capaz de proporcionar bons momentos. Habitualmente montada para jogar em 4x2x3x1, a equipa colombiana pratica um futebol atraente, com um meio-campo criterioso com bola, uma dupla de centrais sólida, laterais ofensivos e alas (atenção a Lucumí e Quiñones!) rápidos e desequilibrantes. No ataque, Santos Borré parece ter tudo para ser uma das boas novas desta competição. Quanto aos restantes rivais de Portugal, mostra as habituais qualidades e defeitos das equipas africanas, com um conjunto bastante robusto e atlético mas ainda com algum défice do ponto de vista tático. O extremo Ibrahima Wadji, os médios Sidy Sarr e Serigne Niang e o poderoso central Mouameth Sané (do Dijon de França e já associado ao FC Porto) são os destaques individuais. O jovem avançado do FC Porto tem tudo para ser uma das figuras da equipa das Quinas neste Mundial. Alto, tem vindo a ganhar robustez e revela uma inteligência e uma maturidade acima da média. Tem uma relação natural com o golo e além disso, mostra atributos técnicos interessantes, segurando bem a bola e definindo com grande qualidade. Aos 19 anos, o avançado do Deportivo Cali já é uma das estrelas da Liga colombiana. Móvel, pode atuar mais adiantado ou nas costas do ponta-de-lança. Oferece bons apoios, é inteligente e sabe desmarcar-se nas costas da defesa contrária. Entende cada vez melhor o jogo e tem vindo a progredir em termos de eficácia em frente à baliza contrária. Craque. Extremo esquerdino, costuma atuar mais na direita e revela-se bastante virtuoso do ponto de vista técnico, tendo feito um claro «upgrade» em termos do um-para-um ao longo do último ano. Mais maduro, aparece diversas vezes na área, quer para assistir, quer para finalizar. Bate muito bem bolas paradas. Apontado recentemente ao Benfica, pode vir a ser uma das boas revelações deste Campeonato do Mundo. Emprestado pelo Bayer Leverkusen ao Werder Bremen até 2016, este versátil médio promete ser uma das estrelas germânicas neste Mundial. Neto do histórico Uwe Seeler, jogou mais como médio-centro ao longo da última temporada, revelando grande qualidade na condução de bola e ao nível do passe. Defensivamente revela-se bastante cumpridor. Muito promissor. A central ou a lateral-direito, tem sido titular de forma regular ao serviço do River Plate. Defensivamente seguro, revela qualidades ao nível da antecipação e do roubo de bola. Tem uma inteligência acima da média para um jogador da sua idade. Tecnicamente, mostra pormenores realmente muito interessantes.

PUB

Organizado pela FIFA desde 1977, o Campeonato do Mundo FIFA sub-20 é uma das provas que, ao longo dos anos, tem lançado mais estrelas para a ribalta do mundo futebolístico. Maradona, Prosinecki, Salenko, Rui Costa, Figo, Xavi, Casillas, Ronaldinho, Messi, Aguero ou Pogba foram só alguns dos nomes que esta competição ajudou a revelar em quase quatro décadas de existência.   A edição deste ano desta prova terá lugar na Nova Zelândia, a partir da madrugada de sexta-feira para sábado. Portugal estará presente, pela terceira vez consecutiva. Depois do vice-campeonato em 2011 e da chegada aos oitavos de final em 2013, a formação agora orientada por Hélio Sousa procura surpreender na prova neozelandesa. Com o estatuto de vice-campeões da Europa de sub-19, os jovens portugueses terão pela frente na fase de grupos as seleções do Senegal, do Qatar e da Colômbia.   Com uma geração na qual vão despontando craques como Rony Lopes, André Silva, Gelson Martins, Nuno Santos ou Tomás Podstawski, Portugal irá iniciar o seu caminho neste Mundial frente ao Senegal (5h da madrugada de sábado para domingo, hora portuguesa), defrontando de seguida o Qatar e a perigosa Colômbia. A tarefa não se afigura fácil para a equipa nacional, mas é quase «obrigatório» passar, pelo menos, esta fase de grupos.  

PUB

Portugal teve um bom ensaio contra o Gana
os colombianos o Senegal

o Qatar, orientado pelo espanhol Félix Sánchez, chega a esta prova com o estatuto de campeão asiático de sub-19, primeiro título da história deste país. Num conjunto bastante homogéneo e bem mais maduro do que seleções doutras eras, destacam-se o médio Ahmed Al-Saadi e os avançados Moez e Afif, todos pertencentes ao Eupen, do segundo escalão do futebol belga.

A favorita Argentina e as restantes candidatas   Além do Grupo C, esta competição é composta ainda por mais cinco grupos.

O Grupo A é um dos mais exóticos da história dos Mundiais, estando ali inseridos os anfitriões neozelandeses e as seleções dos Estados Unidos, da Ucrânia e o estreante Myanmar.

PUB

Já o Grupo B é composto por Argentina, Panamá, Áustria e Gana. Os campeões sul-americanos são claros favoritos à vitória neste grupo e uns dos principais candidatos à conquista do troféu. Com estrelas como Gio Simeone, Tomás Martínez ou Driussi, o mais difícil será ficar pelo caminho. No entanto, atenção à interessante seleção austríaca e ao Gana, uma seleção com passado nesta prova e que conta com dois «portugueses» no seu plantel (Boateng do Rio Ave e Barnes Osei do Paços de Ferreira).   O Grupo D é, provavelmente, um dos mais atrativos e equilibrados desta prova, reunindo as seleções do México, Mali, Uruguai e Sérvia. Os sérvios foram derrotados por Portugal na meia-final do Euro sub-19 do ano passado e apresentam na sua convocatória alguns jogadores já apontados ao futebol português (Zivkovic ou Saponjic). Outro dos candidatos, o Uruguai, foi recentemente derrotado pela Seleção Nacional, em Taveiro, por três bolas a zero, num jogo de preparação.   Finalmente, nos grupos E e F, Brasil e Alemanha parecem ser os claros favoritos, se bem que no caso dos brasileiros exista também a forte oposição da campeã africana Nigéria. Hungria e Coreia do Norte tentarão a surpresa perante dois crónicos candidatos às provas de futebol jovem. Já os germânicos, que contarão com o benfiquista Mukhtar na lista de opções, terão pela frente as seleções do Uzbequistão, das Ilhas Fiji e das Honduras. Exotismo em estado puro.   Será, portanto, uma grande reunião de talentos, aquela que irá decorrer até ao próximo dia 20 de junho. Em seguida, apresentamos-lhe cinco desses potenciais craques:  

PUB

André Silva, um nome para seguir com atenção
André Silva (Portugal): Rafael Santos Borré (Colômbia): Andrija Zivkovic (Sérvia): Levin Oztunali (Alemanha): Emmanuel Mammana (Argentina):

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!