Já fez LIKE no MaisFutebol?
Nacional  |  

Nacional apresentou Manuel Machado: treinador atira à Europa

Treinador e clube acertaram contrato até ao final da temporada

RedaçãoAndré de Sousa Martins

Manuel Machado não perdeu tempo e, menos de 24 horas depois de ter aterrado no Aeroporto do Funchal, já orientou o primeiro treino com o fato de treino do Nacional. Um equipamento que não tem segredos para o professor, já que esta é a sua terceira passagem pela Choupana.

«Espero que esta passagem seja minimamente bem-sucedida, porque julgo que o passado o foi. Se não pudermos fazer melhor, pelo menos que se repita com as classificações que anteriormente foram realizadas», disse o novo técnico alvinegro no relvado do Estádio da Madeira perante uma moldura de cinco dezenas de adeptos que saudaram o seu regresso.

PUB

O mau arranque de campeonato dos insulares, que se reflete na penúltima posição na tabela classificativa, não retira ambição ao treinador que subscreve o acesso às competições europeias como objetivo para a temporada.

«Penso que esse objetivo (qualificação europeia) está traçado desde o início da temporada e, se está traçado, é para respeitar. O campeonato está praticamente a começar, embora não seja simpático olhar para a tabela e ver a nossa equipa no seu fundo. São três ou quatro pontos que separam o fundo da tabela das qualificações europeias e julgo, pelo que fui observando neste mês e meio de competição, que o Nacional tem um plantel recheado de valor o que permitirá reverter esta situação», analisou Manuel Machado.

O novo responsável técnico pelo futebol do Nacional tem, a partir de agora, uma semana para preparar a equipa para o primeiro confronto oficial, com o Sporting de Espinho para a Taça de Portugal, e já deixou começou a incutir o espírito ganhador na equipa. «Vamos trabalhar com a brevidade possível para conseguir, contra o Sporting de Espinho, para a Teça de Portugal, vencer o jogo.»

PUB

O professor vai dar «aulas» na Madeira até ao final da temporada e o exame de final época pressupõe o acesso às competições europeias. Nas últimas duas passagens pela Choupana o técnico igualou Casemiro Mior com a melhor classificação de sempre do clube (4º lugar), garantiu duas presenças na Liga Europa e uma participação na fase grupos da segunda competição mais importante de clubes da UEFA.

Machado é «sempre a primeira opção» de Rui Alves

Depois de assistir à vitória dos juniores do Nacional sobre o Vitória de Setúbal, Rui Alves acompanhou Manuel Machado no regresso ao cargo de treinador principal dos insulares e demonstrou toda a sua admiração pelo trabalho feito nas passagens anteriores.

«O professor Manuel Machado, quando não está no Nacional da Madeira, é sempre a primeira escolha do presidente do Nacional. Neste momento particular tínhamos de encontrar alguém que, de algum modo, menos risco acarretasse para por em causa os pressupostos», garantiu.

PUB

O presidente alvinegro garantiu, ainda, que os motivos que levaram à mudança na estrutura técnica da equipa prenderam-se com o objetivo europeu traçada no início da temporada.

«Neste momento estamos muito longe do objetivo. Enquanto responsável máximo do clube tenho que sentir até que ponto é que se devem manter as pessoas responsáveis pelo projeto. Entendi que com a liderança que tínhamos esses pressupostos estariam de algum modo comprometidos e daí que tenha tomado uma decisão», disse Rui Alves justificando, assim, troca de Pedro Caixinha por Manuel Machado.

O líder insular continua a negociar com Pedro Caixinha os termos da rescisão de contrato que uniam as duas partes, devendo a mesmo ser efetivada nas próximas horas.

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!