Já fez LIKE no MaisFutebol?
Opinião  |  

Ponto por Ponto: o ruído que afeta a música das Seleções

A boa imagem que vai sendo criada é afetada pelo comportamento de quem não faz parte do jogo

Ponto por Ponto é um espaço de opinião quinzenal do jornalista Vítor Hugo Alvarenga. Baseando-se no sistema de avaliação utilizado pelo Maisfutebol, classifica positiva e negativamente figuras e factos do panorama desportivo. Críticas e sugestões para valvarenga@mediacapital.pt.

POSITIVO

PUB

5 pontos: Seleções Nacionais

2016 tem sido um ano de ouro para as Seleções Nacionais, com as conquistas do Europeu AA em julho e do Europeu sub-17 em maio. Mas não só. Aqui está o balanço completo de Luís Pedro Ferreira. Grandes esperanças para o presente e o futuro do futebol em Portugal, evidentes na fornada de talentos que continua em exposição nos sub-21. A cotação internacional vai subindo e traduz um trabalho sustentado, uma aposta vincada na formação, tanto nos clubes como sobretudo na Federação. Bons tempos.

4 pontos: Luís Castro

O treinador de 55 anos assume o Rio Ave após excelente trabalho no FC Porto, sobretudo na equipa B. Curiosamente, o presidente António da Silva Campos tinha projetado um «treinador jovem» como sucessor de Capucho. Mas adiante. O técnico regressa à Liga depois de recusar proposta chinesa no verão, dizendo que «o dinheiro não é tudo». Terá havido igualmente uma questão familiar a pesar na balança de Luís Castro, mas esta visão representa uma lufada de ar fresco. Merece esta oportunidade, embora o Rio Ave precise de mais soluções, sobretudo no ataque.

PUB

3 pontos: Entrevista de Vukcevic

Mais um destaque para um pedaço de bom jornalismo, de novo através do Maisfutebol e igualmente por culpa do entrevistado. Por vezes é assim, depende de quem está do outro lado. Bruno José Ferreira encontrou um Simon Vukcevic arrependido e consciente dos erros cometidos no passado, quando desperdiçou sucessivas oportunidades no Sporting. Assume tudo e espera uma oportunidade em Chaves. O discurso merece o aplauso. O tempo dirá se ainda há tempo para recuperar o bom Simon Vukcevic. Se a cabeça se mantiver no sítio, acredita-se que sim.

NEGATIVO

2 pontos: Thomas Muller

A Alemanha goleou San Marino por 8-0 e Muller veio a público dizer que não entendia «este tipo de partidas, ainda menos com um calendário tão cheio». «Entendo por eles, especialmente jogando contra os campeões do mundo», atirou o alemão. Polémica instalada, resposta dura e justificada de San Marino. É certo que alguns jogos incomodam as maiores seleções mas permitem às mais pequenas evoluir. Thomas Muller pode, por exemplo, pedir a Joachim Low para o poupar a tamanho incómodo. Fica-lhe mal lembrar o fosso entre ricos e pobres.

1 ponto: Carlos Pinho e Bruno de Carvalho

A boa imagem que as Seleções Nacionais transmitem de Portugal é afetada por polémicas vindas de estruturas de clubes e dirigentes, chegando a jornais internacionais. Foi o que aconteceu com as imagens da zona técnica de Alvalade, após o Sporting-Arouca. Temos jogadores que falam pouco – por imposição dos clubes – e dirigentes que aparecem demasiado. As instâncias competentes irão avaliar o que aconteceu em Alvalade mas uma coisa é certa: foram cenas deploráveis com protagonistas que não são virgens na matéria. Nem Carlos Pinho nem Bruno de Carvalho ficam bem na fotografia.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!