Já fez LIKE no MaisFutebol?
Opinião  |  

Cartão de memória: salvem o ciclismo do futebol

Num mundo tão recheado de problemas, vale a pena ainda juntar a clubite?

Não precisei de nenhum clube de futebol para me apaixonar pelo ciclismo. Os dois são os meus desportos de eleição. O futebol por aquilo que todos nós sabemos. Se precisa que lhe explique nesta altura da nossa relação é porque não me conhece minimamente. O ciclismo porque é o verdadeiro desporto do povo.

É gratuito, emotivo, cria lendas. Reúne amigos ou família de cerveja na mão direita e bifana na esquerda à espera que passe o pelotão. É para homens que analisam o lado tático, entre os que passam melhor ou pior. É para rebeldes que arriscam sprintar ao lado do herói em cima da máquina, arrepiando a espinha a Marco Chagas. É para as mulheres que aplaudem, para as crianças que perguntam o nome do «maluco» que segue montanha acima.

PUB

O ciclismo é a luta do homem contra a natureza e contra a sua natureza. O seu lado falível. Testado ao limite. Só ele, as pernas e os pedais que fazem as rodas girar.

Cresci a ver ciclismo, por cá e lá por fora. A cultivar ídolos, a decorar nomes. De pessoas, de equipas, de lugares.

Se me falam na Torre, antes de neve ou esqui, lembro a subida isolada de Vítor Gamito desde a Covilhã. Se me perguntam pela Senhora da Graça, não me vêm à cabeça promessas ou romarias, mas o suor do fininho Michele Ladomada, da esquecida Scrigno.

Ainda me lembro que a primeira vez que vi um banco Banesto, julguei que se tratava de uma loja de merchandising. Mais do que uma marca de relógios, a Festina era ciclismo até ao escândalo. ONCE é a organização espanhola de cegos? Para mim era apenas a equipa do Joseba Beloki, como a Deutsche Telekom era a equipa de Jan Ulrich e ainda me lembro de pensar porque raio é que a Artiach tinha o mesmo nome das bolachas lá de casa.

Se me falam de Bom Petisco eu não digo atum, digo Tavira. Milaneza não é massa, é Maia. Se não fosse o ciclismo provavelmente nunca teria ouvido falar da Janotas e Simões, da Garcia-Joalheiro, da Ajacto, da Amore-Vitta ou da LA Alumínios.

PUB

Portanto, no meio de todo este lado mítico, nunca me fez falta ter futebol no ciclismo, porque cresci no tempo em que só lá havia o Boavista. Arrisco dizer, passava bem sem ele (o futebol, porque o Boavista também é ciclismo).

Não que o ciclismo, desporto tão maltratado essencialmente por quem descarrega metralhadoras no próprio pé, esteja num patamar de excelência, sobretudo em Portugal. Antes estivesse.

A Volta não cria heróis. Não há um Joaquim Gomes, ídolo de sempre, desde a Volta ganha em 1993 e dos duelos com Orlando Rodrigues ou os estrangeiros que lhe roubavam o que é dele por direito. Era o que eu achava, desculpem. Ele era a Volta, ele levava Zenon Jaskula até ao topo da Serra de Estrela para ver o velhote fugir no final. Ele dava cor à branca camisola da Sicasal.

Não há um Gamito, em sofrimento até à vitória. Um Paulo Ferreira que nunca desiste. Um recordista David Blanco. Até um miúdo Nuno Ribeiro, serra acima em 2003.

O futebol, com a paixão que desperta, pode fazer bem ao ciclismo. Muito bem. Se estiver para aí virado. Se trouxer gasóleo para a fogueira, não tenho problemas em dizer: não faz falta. Não há já problemas que cheguem?

PUB

Cantava Zeca Afonso: «Seja bem vindo quem vier por bem». Porque se os ciclistas são fantásticos à quinta e dopados ao domingo, conforme a camisola que vestem, deixem-nos em paz.

Provavelmente, continuarão a definhar, à procura de mecenas para sobreviver. A esticar orçamentos ao limite. Mas enquanto houver famílias na berma da estrada a gritar por um Rui Costa, um Nelson Oliveira ou um Sérgio Paulinho, haverá paixão. E esse ainda é o ingrediente chave do ciclismo.

 «Cartão de memória» é um espaço de opinião/recordação, com pontes para a atualidade. Por vezes sério, por vezes leve. Como o futebol, no fundo. Pode questionar o autor através do Twitter.

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!