Já fez LIKE no MaisFutebol?
Opinião  |  

Champanhe em Vila do Conde para celebrar a renovação automática do contrato

«Quem é que defende?», o espaço de opinião de Sofia Oliveira no Maisfutebol

Antonio Adán está a 45 minutos de utilização em dois jogos de prolongar o seu vínculo com o Sporting até 2025. Esta é já a quarta época consecutiva enquanto titular indiscutível da equipa de Rúben Amorim, integrando a restrita lista dos apenas quatro jogadores mais utilizados desde 2020/21. Eles são Sebastián Coates, Nuno Santos, que deixou a posição de extremo para passar a ocupar a ala, Pedro Gonçalves, também polivalente no sistema de Amorim, e o guarda-redes espanhol de 36 anos.

Em Vila do Conde, Adán levou champanhe, de forma a antecipar as celebrações relativas à renovação automática do seu contrato, dissipando as dúvidas dos mais esquecidos e para desalento dos que não têm dúvidas há tempo suficiente para já não se esquecerem desta cláusula. Os últimos questionam-se a qual dos grupos pertencerá Rúben Amorim, na esperança de que este seja um daqueles casos em que haja incoerência entre o que o treinador vê e o que o treinador diz por uma questão de bom senso, de gestão do balneário. Estamos habituados a ouvir que, no futebol, tudo depende da interpretação de cada um. Bom, nem tudo. Existem interpretações erradas, opiniões que não cabem nem no maior dos espectros. Por exemplo, defender que, actualmente, Adán tem qualidade suficiente para ser o guarda-redes titular do Sporting.

PUB

A exibição frente ao Rio Ave não foi um acaso. Aliás, raros são os jogos em que Adán não revela as dificuldades ali exibidas, mas com atenuantes, que podem surgir separadamente ou combinadas: a pressão dos adversários não obriga a que a bola circule tanto pelo guarda-redes; colectivamente, a equipa encontra soluções para bater esse tipo de pressão sem solicitar tanto o guarda-redes; individualmente, há quem consiga bater esse tipo de pressão sem solicitar tanto o guarda-redes; os adversários não mostram eficácia na exploração da profundidade, quer por falta de trabalho colectivo, quer por acções individuais erráticas; a  equipa não permite que os adversários ganhem vantagem na exploração da profundidade; a equipa controla melhor o jogo com a bola, concedendo menos ataques aos adversários; a equipa controla melhor o jogo sem a bola, concedendo menos vantagens aos adversários no último terço; etc.

Por norma, estas atenuantes tendem a esbater-se à medida que o equilíbrio aumenta, porque, em cenários de superioridade clara a favor do Sporting, elas podem não ganhar impacto no desenrolar da partida, por isso é que a tendência importa no desenho de um perfil individual, mesmo que saibamos que, no futebol, o contrário da tendência pode ter um impacto brutal num resultado. Se, em Vila do Conde, Antonio Adán tivesse defendido uma das grandes penalidades e, consequentemente, o Sporting tivesse vencido o Rio Ave, isso não beliscaria a insuficiência qualitativa de Adán para o modelo de Rúben Amorim.

PUB

Sem esforço, os lances que se seguem poderão proporcionar déjà-vu. Porquê? Porque são uma tendência.

Lance 1

...o Sporting perde a posse

Em 2020/21, a contratação de Adán fez sentido. Renan Ribeiro e Luís Maximiano não davam garantias, o modelo de Rúben Amorim resguardava os problemas do guarda-redes espanhol e chegou ao Sporting como jogador livre. Hoje, num modelo que monta a linha defensiva numa altura bem mais adiantada do campo, exigindo ao seu guarda-redes resposta no controlo da profundidade, que arrisca bem mais na primeira fase de construção, exigindo ao seu guarda-redes resposta no jogo com os pés, que envolve mais jogadores no processo ofensivo e, além disso, opta por apostar em perfis individuais bem diferentes - ter Luís Neto e Feddal enquanto centrais e Nuno Santos enquanto extremo é muito distinto de ter Gonçalo Inácio e Matheus Reis enquanto centrais e Nuno Santos enquanto ala -, expondo-se, de outra forma, aos ataques contrários, não há espaço para alguém que encontra nessas exigências as suas principais limitações.

O modelo mudou. O champanhe estava azedo. 

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!