Já fez LIKE no MaisFutebol?
Entrevista  |  

Rafael Defendi: «Passagem pelo Aves foi aprendizagem»

Guarda-redes brasileiro do Paços teve primeira experiência em Portugal em 2007/08

Defendi, 30 anos, está a ter em Paços a melhor época de uma carreira que tem sido, essencialmente, feita no Brasil.

Mas esta é já a segunda passagem pelo futebol português, depois de ter atuado no Desp. Aves, em 2007/08. «Essa experiência foi para mim uma aprendizagem. Era muito novo, não tive grande hipótese. Joguei os primeiros quatro jogos, depois passei para o banco... Mas gostei da experiência e foi importante para ter um primeiro contato com o futebol português».

PUB

Primo em segundo grau do central do V. Guimarães Rodrigo Defendi («muita gente acha que somos irmãos, mas não, somos só primos afastados, nem nos conhecíamos muito bem...), o guarda-redes do Paços confessa que, desde que está em Portugal, às vezes fala «ao telefone com ele», só para trocar impressões. 

Parente mais próximo é Márcio Defendi, antigo guarda-redes da Portuguesa dos Desportos, e primo direto do atual guarda-redes do Paços. «Ele influenciou muito a minha escolha de ser guarda-redes, é mais velho do que eu...», explica Rafael.

«Defendi» é um nome de origem italiana, como tantos são no Brasil. Rafael é natural de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Começou a carreira no Noroeste (20004-2007), passou por Comercial e Grêmio Anápolis, ainda por Sertãozinho e Mirassol, mas foi no Bragantino, equipa da Série B do Brasileirão, que passou a maior parte da carreira, até chegar ao Paços, com a tal época 07/08 no Aves.

No Bragantino, teve como treinador de guarda-redes Serginho Miranda, antigo guardião que passou pelo segundo escalão do futebol português.

 

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!