Já fez LIKE no MaisFutebol?
Belenenses  |  

Presidente do Belenenses anuncia intenção de controlar a SAD

Patrick Morais de Carvalho acusou o investidor de «falta de nobreza e de capacidade financeira»

Redação

O presidente do Belenenses Patrick Morais de Carvalho anunciou hoje a intenção de readquirir a maioria do capital social da SAD e deixou críticas à gestão da administração liderada por Rui Pedro Soares, acusando-a de «dividir para reinar».

Na Assembleia-Geral (AG) extraordinária, que teve lugar no Pavilhão Acácio Rosa, o líder do clube do Restelo discursou durante hora e meia, perante mais de 300 associados, enumerando os vários motivos que têm desgastado as relações do clube com a SAD.

PUB

Contudo, seria no final da intervenção que Patrick Morais de Carvalho revelou as intenções do clube, que passam por recuperar a posição maioritária na sociedade anónima, atualmente detida pela Codecity Sports Management, de Rui Pedro Soares, que gere o futebol profissional.

«A grande divergência é que a Codecity entende que o clube não tem direito a recomprar e o clube entende que tem esse direito. É isto que está em causa. Os contratos estão válidos, queremos recomprar e vamos encontrar a melhor forma para o fazer. Ou compramos a SAD ou a SAD nos compra a nós. Se a SAD nos comprar, o clube acaba», vincou.

Segundo o presidente do Belenenses, o clube tem direito a recomprar a maioria do capital social, tendo para isso de notificar a Codecity desta intenção em duas 'janelas', segundo consta do acordo parassocial assinado entre as duas partes: a primeira, já passada, entre outubro de 2014 e janeiro de 2015, e a segunda entre outubro de 2017 e janeiro de 2018.

De resto, Patrick Morais de Carvalho criticou esses dois períodos que constam do acordo parassocial, por coincidirem com períodos eleitorais no clube, e deu a entender que irá antecipar o próximo ato eleitoral.

PUB

«Posso revelar que, enquanto eu for presidente do Belenenses, não haverá eleições em 2017. Haverá antes. O clube tem de notificar a SAD da intenção de recomprar a SAD e a Codecity é obrigada a vender», frisou.

O presidente do Belenenses acusou o investidor de «falta de nobreza e de capacidade financeira», lembrando que «ninguém conseguiu pacificar as relações» entre as entidades e «quem vier a seguir também não conseguirá».

Patrick Morais de Carvalho admitiu que o clube deve 124 mil euros à SAD, 108 mil dos quais referentes ao Totonegócio, que estão retidos na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mas, por outro lado, adiantou que a SAD deve 638 mil euros ao clube, referentes a direitos de formação de antigos atletas, comparticipação da UEFA para a formação, consumos de eletricidade e água, entre outros.

Ainda segundo o líder dos azuis, desde 2013, a atual administração da SAD contraiu dívidas no valor 1,4 milhões de euros, tendo como credores os treinadores Jorge Simão, Mitchell van der Gaag e Lito Vidigal, e vários antigos e atuais jogadores, como Fábio Sturgeon, Tiago Silva ou Tiago Caeiro.

Neste discurso, foi ainda revelado que o Benfica detinha 50 por cento do futebolista Fredy, o qual rendeu 100 mil euros aos 'azuis' e outros 100 mil euros aos encarnados, na sequência da transferência para os angolanos do Recreativo do Libolo, em janeiro do ano passado.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!