Já fez LIKE no MaisFutebol?
Académica  |  

Pedro Emanuel (Académica): «O topo da tabela pouco nos diz»

Técnico da Briosa enaltece a postura da equipa na reviravolta diante da U. Leiria, que permitiu chegar ao primeiro lugar da classificação, mas aponta à outras batalhas

Mais do que o resultado (1-2), favorável aos estudantes, Pedro Emanuel ficou satisfeito sobretudo pelo desempenho dos seus jogadores na Marinha Grande. «Estava à espera do comportamento que a equipa teve e do compromisso que os jogadores têm revelado desde o início. Felizmente, resultou numa vitória, moralizadora para todos. Arrancar bem é sempre importante», destaca o jovem técnico, no lançamento da estreia em casa, este domingo, diante do Rio Ave.

Com apenas uma jornada, qualquer triunfo costuma levar as equipas à liderança. Aconteceu com a Académica mas a luta dos estudantes é outra: «O topo pouco nos diz, o que interessa é o trabalho diário e acreditar no que fazemos. O campeonato é uma competição de regularidade, não tem uma, duas ou cinco jornadas, tem 30. Há que criar estabilidade exibiccional para o conseguir ao nível pontual. Essa é a nossa preocupação. Nem agora somos os melhores do Mundo, nem para a semana seremos os piores.»

PUB

Seguindo a mesma ideia, Pedro Emanuel acredita que o plantel terá sempre os pés bem assentes no chão: «Espero que sim. Porque o nosso discurso é de experiência em relação a início de campeonatos. É moralizador, motivante, estarmos assim, mas há muito trabalho por fazer, não é em seis semanas que se consegue tudo o que queremos. Estamos numa fase evolutiva e os atletas revelam-se disponíveis para essa aprendizagem. Só assim podemos ter uma equipa forte, competitiva e capaz de fazer jus àquilo que representa a Académica.»

Depois de ganhar ao Leiria, a Briosa pode conseguir igualar um feito com mais de 40 anos: vencer nas duas primeiras jornadas do campeonato. A perspectiva agrada, obviamente, ao treinador, mas não passa de um detalhe: «É como o facto de nos últimos 20 jogos, só termos ganho quatro ao Leiria. 40 ou 50 anos, não interessa, são estatísticas, valem o que valem. Mais importante é estarmos preparados e com um espírito muito forte para levar os três pontos diante de equipa que vai querer o mesmo.»

PUB

Pedro Emanuel assume, assim, o desejo de duplicar as vitórias na Liga, agora em casa, perante um adversário que «teve uma óptima campanha no ano passado, manteve o grosso do plantel, está bem orientada e tem jogadores experientes». «Antevemos um jogo difícil mas queremos marcar uma posição e trabalhar no sentido conquistar os três pontos para merecer o carinho que nosso adeptos nos vão dedicar.»

Orgulho por Cedric... e pelos outros

A carreira da selecção de sub-20, que atingiu a final do respectivo Mundial, também não passou ao lado do técnico, conhecedor dos métodos do seleccionador nacional: «É sempre importante estarmos em finais. Conheço perfeitamente o trabalho do Ilídio e isto não é uma surpresa. É rigoroso e acredita no que defende. Transmitiu bem a mensagem aos jogadores, porque forma de jogar da equipa é a imagem dele. Estão na final. Podem fazer história e isso vai valorizar ainda mais os atletas. Parabéns ao grupo, que foi desvalorizado e provou ter condições para lutar contra essas desconfianças.»

Presente nessa final estará Cédric, jogador da Académica, por empréstimo do Sporting, o que deixa o treinada da Académica ainda mais satisfeito. «Todos os clubes estarão orgulhosos, é para isso que trabalhamos. Estive num clube onde trabalhei com vários desses jogadores. Quando estão em causa finais, vem ao de cima todo este trabalho invisível que desenvolvem os clubes.»

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!