Já fez LIKE no MaisFutebol?
Pinho  |  

Combustíveis: ministro diz que «situação é muito preocupante»

Resultado da investigação da AdC pronto até final de Maio ou início de Junho

RedaçãoPGM

O ministro da Economia, Manuel Pinho, considera «muito preocupante» o aumento dos preços dos combustíveis e garantiu aguardar o estudo pedido à Autoridade da Concorrência para ter a certeza que «não existem factores anormais» a empolá-los.

«A situação é muito preocupante porque tem impacto sobre o poder de compra das famílias e sobre a vida das empresas», reconheceu o ministro, quando questionado pelos jornalistas sobre as subidas nos preços dos combustíveis, e citado pela «Lusa».

PUB

Manuel Pinho falava em Aljustrel (Beja) depois da cerimónia, presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, que assinalou o arranque simbólico da produção comercial do complexo mineiro local.

Apesar de frisar que o preço dos combustíveis é um factor que «ultrapassa» o Governo, o ministro da Economia lembrou que, no que respeita ao executivo, já foi pedido à Autoridade da Concorrência para fazer, «com urgência», um «diagnóstico» sobre a situação.

Nesse estudo, acrescentou, serão analisados «todos os factores que, eventualmente, possam estar a travar a concorrência no sector e, com isso, empolar artificialmente o aumento de preços dos combustíveis».

Manuel Pinho quer certezas

«Precisamos de ter a certeza de que não há factores anormais a empolar os preços», sublinhou.

Manuel Pinho acrescentou que espera receber o relatório da Autoridade da Concorrência «até final deste mês ou princípios de Junho» e, «mal o tenha» na sua posse, irá «dá-lo aos deputados para que também se possam inteirar da situação».

O complexo mineiro de Aljustrel, com o investimento da Lundin Mining Corporation na retoma da extracção, fica com uma capacidade de tratamento anual de minério que ascende aos 1,8 milhões de toneladas.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!