Já fez LIKE no MaisFutebol?
Clubes europeus  |  

Clubes europeus com receitas recorde em 2012

Portugal aparece em décimo lugar desta lista

Redação

Os clubes das primeiras divisões europeias realizaram 14,1 mil milhões de euros em receitas em 2012, numa tabela liderada pelas equipas inglesas e com os emblemas portugueses em décimo, num total de 53 países.

De acordo com um relatório da UEFA sobre a saúde financeira dos clubes europeus, divulgado hoje, as receitas recorde obtidas no ano económico de 2012 (equivalente ao ano fiscal e não ao ano desportivo) pelos clubes das principais divisões de futebol europeias representam um aumento de 800 milhões face a 2011.

PUB

Nesta análise da UEFA, os clubes ingleses obtêm receitas médias de 139 milhões de euros, contra os 18 milhões de euros de média em Portugal (um valor influenciado pelas altas receitas dos três grandes, Benfica, FC Porto e Sporting).

A UEFA, que nunca refere qualquer clube individualmente, limitando-se a uma análise macroeconómica, indica que nas receitas (transferências de jogadores, bilheteiras, direitos televisivos e outros) os clubes de Portugal estão ao nível da Suíça ou da Bélgica.

Por outro lado, a UEFA concluiu que, em cinco anos, entre 2007 e 2012, as receitas dos clubes europeus, em média, cresceram 42 por cento, enquanto em Portugal essa subida foi apenas de seis por cento (marcado por aumentos bruscos em 2009 e 2011 e quebras moderadas nos outros três anos).

No que diz respeito à relação entre receitas e massa salarial, os clubes portugueses demonstram uma saúde mais débil: as equipas nacionais gastam dois em cada três euros (73 por cento das receitas) em salários, enquanto as ligas mais fortes de Itália e Inglaterra estão em 69 por cento e Espanha está nos 61 por cento. Ou seja, no rácio receitas/salários, Portugal está ao nível da Grécia, Turquia e França.

PUB

Os dados das receitas globais chocam com o bom desempenho dos clubes portugueses no item das transferências de jogadores. Nos últimos cinco anos (incluindo a janela de transferências de Janeiro último), os emblemas portugueses protagonizaram 15 vendas de jogadores por valores acima dos 15 milhões de euros, um quarto lugar no ranking, atrás de Inglaterra (38), Itália (34) e Espanha (28).

Assim, a UEFA escreve que a primeira liga portuguesa fica em sétimo na lista das que mais faturam com transferências de futebolistas (num total de 42 ligas de todo o mundo), imediatamente atrás do Brasil.

No que toca a receitas de bilheteira, os clubes portugueses estão ainda pior: numa lista que também inclui divisões secundárias e terciárias de Inglaterra, Alemanha ou Espanha, as assistências em Portugal ficaram na 16.ª posição em termos médios na época passada, com 2,352 milhões de espetadores.

Isso significa que, em termos médios (tendo em conta a população total de cada país), a primeira liga portuguesa tem menos espetadores do que as segundas ligas de Alemanha (9.ª posição) e Inglaterra (8.ª).

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!