Já fez LIKE no MaisFutebol?
Portugal  |  

Mitsubishi/Tramagal: novos investimentos para fazer face à crise

Autarquia comprou 60 mil metros quadrados de terreno para colocar à disposição da empresa

RedaçãoSPP

A suspensão da laboração da fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) no Tramagal, Abrantes, foi a solução para enfrentar a crise conjuntural mas a empresa mantém intacto o programa de investimentos futuros.

A empresa, herdeira da tradição na divisão automóvel da ex-Metalúrgica Duarte Ferreira que fabricou os camiões «Berliet» até ao fim da guerra colonial, instalou-se no Tramagal no início dos anos 80, tendo investido desde então cerca de cem milhões de euros, avança a Lusa.

PUB

Actualmente a maior empregadora da «vila metalúrgica», com perto de 360 funcionários numa população de 4 mil habitantes.

Hoje, a fábrica produz em exclusivo o modelo Canter para a Europa, exportando-as para mais de 30 países, tendo atingido em 2008 um volume de vendas de 222 milhões de euros, representando um importante contributo para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

A administração da MFTE, vai acolher a produção do modelo sucedâneo da actual Canter, investindo 20 milhões de euros e fazendo aumentar o volume da produção das actuais dez mil para as 26 mil unidades anuais, e o número de postos de trabalho, dos actuais 360, para cerca de 1100.

O investimento a efectuar no Tramagal é assegurado pela Mitsubishi Fuso Trucks and Bus Corporation, com o suporte da Daimler Trucks, o maior produtor mundial de camiões, que controla 85 por cento da companhia japonesa.

«Este investimento vai projectar o futuro da Mitubishi em Tramagal de 2012 para o ano 2020», afirmou Jorge Rosa, presidente da MFTE.

PUB

Manter investinmentos cá

Andreas Renschler, administrador da Daimler e responsável pela divisão de camiões, reafirmou o empenho do grupo em manter os investimentos em Portugal.

Apesar disso, a crise obrigou à suspensão da laboração mas esta situação não preocupa os agentes locais.

Em declarações à Lusa, Nelson de Carvalho, presidente da Câmara de Abrantes, disse estar «confiante na continuidade futura da empresa», recordando que o Governo tem acompanhado o processo e por isso programou o «reforço das acessibilidades na região».

Por outro lado, a autarquia investiu na zona, «adquirindo cerca de 60 mil metros quadrados de terrenos para colocar à disposição da empresa», a preço simbólico.

«A Mitsubishi é uma das nossas marcas e Abrantes cresce e afirma-se com elas. Por isso, acompanhamos atentamente a actividade dos projectos empresariais, procuramos saber como vão reagindo às circunstâncias externas e, quando necessário, também estamos cá para investir», afirmou.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!