Já fez LIKE no MaisFutebol?
Portugal  |  

Apesar dos grandes, esta é a quarta liga mais equilibrada da Europa

Número de jogos decididos com, pelo menos, três golos de diferença não chega aos 12 por cento. Contando apenas com partidas de FC Porto, Benfica e Sporting, a percentagem é o dobro

Equilibrada ou nem por isso? Em que categoria pode classificar-se a Liga Portuguesa?

Para responder à pergunta há que encontrar um critério e sustentar a conclusão em números. No caso, este: quantos jogos terminam com uma diferença superior a três golos?

PUB

11,9 por cento, ou seja, pouco mais de um jogo por jornada. Esta é a resposta em relação ao campeonato nacional, o mais equilibrado dos 16 principais do futebol europeu – segundo o ranking da UEFA.

De acordo com um estudo divulgado pelo CIES – Observatório do Futebol, relativo à presente época desportiva, apenas as primeiras divisões dos campeonatos de Roménia (7,7%), Finlândia (8,8%) e Noruega (11,8%) têm resultados mais equilibrados do que a Liga Portuguesa.

Foram ao todo analisados os 31 principais campeonatos europeus. O de Chipre está no topo da lista e tem quase um quarto dos jogos a terminarem com três ou mais golos de diferença (22,5%).

Nos «Big 5», Ligue 1 (17,9%), Premier League (17,7%), La Liga (17,6%) e Serie A (17,3%) estão um pouco acima da Bundesliga (16,7%).

No entanto, a diferença em termos e resultados desnivelados é sobretudo evidente nas duas grandes provas da UEFA: 21 por cento dos jogos da Liga dos Campeões terminam com diferenças de três golos ou mais, enquanto na Liga Europa essa percentagem não ultrapassa os 13,5 por cento. Disparidades substanciais. A «liga milionária» está no top-3 considerando as 33 provas analisadas – 31 campeonatos nacionais e duas competições da UEFA.

PUB

FC Porto (32%) e Benfica (25%): candidatos têm mais vitórias folgadas

O caso de Portugal, como já referido, é de equilíbrio. Ainda assim, o Maisfutebol detalhou os dados do estudo do CIES para chegar à conclusão que já se prevê: os grandes, sobretudo os dois candidatos ao título, são as equipas que conseguiram mais goleadas – considerando como goleada diferenças de três golos.

O FC Porto conseguiu nove vitórias folgadas (32%), o Benfica sete (25%) e o Sporting quatro (14%).

Os dragões não só conseguiram o maior número de triunfos por três ou mais golos de diferença, como têm a maior goleada da Liga, 7-0, ao Nacional na 24.ª jornada.

FC Porto conseguiu maior goleada na Liga frente ao Nacional: 7-0

Fora dos três grandes, Sp. Braga, por três vezes, e Vitória de Guimarães, por duas, conseguiram triunfos por larga margem por mais de uma vez (outras seis equipas na Liga conseguiram uma). Não é por acaso que ambas lutam pelo quarto lugar.

PUB

No entanto, como em tantos outros capítulos do futebol nacional, a realidade dos três grandes é bem distinta dos demais.

FC Porto, Benfica e Sporting são os únicos que têm uma média de vitórias confortáveis superior à da Liga

Considerando apenas os jogos deste trio a média de goleadas por jogo seria de 23,8 por cento: exatamente o dobro dos 11,9% da totalidade dos jogos da Liga. Um registo significativo, que daria uma percentagem superior a qualquer campeonato europeu. ´

São os grandes que desnivelam a Liga? Pois claro. Os números, estes e outros, estão aí para comprová-lo.

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!