Já fez LIKE no MaisFutebol?
Portugal  |  

Pensionistas com menos recursos não vão perder poder de compra

Inflação em Portugal é a segunda mais baixa da UE, lembra primeiro-ministro

RedaçãoLusa/RPV

O primeiro-ministro defendeu esta sexta-feira que a taxa de inflação de 2,6 por cento no primeiro trimestre deste ano é das mais baixas da União Europeia e afirmou que os pensionistas mais pobres não vão perder poder de compra.

Segundo a agência «Lusa», José Sócrates foi confrontado com os resultados do desemprego na parte final da conferência de imprensa sobre a cimeira entre União Europeia e América Latina e Caraíbas, em Lima, no Peru.

PUB

«A inflação em Portugal é a segunda mais baixa da União Europeia, num momento em que o país está sujeito às pressões inflacionistas mundiais», justificou o chefe do Governo português.

De acordo com Sócrates, quando tomou posse como primeiro-ministro, em Março de 2005, o petróleo estava nos mercados internacionais «ainda abaixo dos 60 dólares».

«Mas agora está no dobro, na casa dos 120 dólares, o que gera uma pressão inflacionista muito forte. As pressões inflacionistas derivam também da subida dos preços mundiais dos alimentos e Portugal tem resistido bem a essa pressão», advogou Sócrates.

O primeiro-ministro referiu-se depois ao facto de estar em vigor em Portugal uma nova lei da segurança social e deixou depois «uma garantia»: «Os nossos pensionistas, em particular os que têm menores recursos, terão no final do ano um aumento da sua pensão igual à inflação verificada» este ano, disse.

Ou seja, segundo Sócrates, «o aumento da inflação que se verificar este ano será reflectido (no próximo) aumento das pensões».

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!