Já fez LIKE no MaisFutebol?
Inglaterra  |  

Racismo: Di Canio recebe aviso e mostra-se magoado

Nomeação do novo técnico do Sunderland envolta em polémica

Redação

Paolo Di Canio ainda não fez 24 horas como treinador do Sunderland, mas a sua nomeação já está envolta em polémica. Mal o nome do ex-jogador italiano foi anunciador, o vice-presidente do Sunderland, David Miliband apresentou a demissão devido às convicções de extrema-direita do novo técnico.

E Di Canio também já recebeu um aviso de Piara Powar, diretor da Football Against Racism in Europe (FARE), para que evite manifestações fascistas ou racistas.

PUB

«Quando existe um aumento de intolerância e há um treinador na Premier League, a liga mais vista mundialmente, que ainda não clarificou nem quis renunciar às suas visões fascistas durante a sua estadia no Reino Unido, tratam-se de tempos preocupantes», afirmou Powar.

O presidente da FARE admitiu também que poderá haver «perigosas repercussões» se as suas convicções politicas não forem prontamente contestadas e que as suas atitudes como treinador na primeira liga inglesa terão de ser responsáveis perante os adeptos.

Di Canio defende-se

Em 2005, Di Canio disse à agência italiana de notícias Ansa: «Sou fascista, não racista». E agora mostra-se revoltado com a forma como as suas convicções políticas estão a ser encaradas e garante que descreve-lo como racista «é estúpido e ridículo».

«Não tenho problema com ninguém. Não sei porque tenho que estar sempre a repetir a minha história e a defender-me de acusações que não me dizem respeito cada vez que mudo de clube. Racismo? É estúpido e ridículo», afirmou o treinador do Sunderland num comunicado divulgado pelo clube.

PUB

«A minha vida fala por mim. Claro que me magoa as pessoas estarem a pôr em causa a minha dignidade, não é justo. Eu tenho valores e o que me magoa mais é estarem a pôr em causa os valores que os meus pais me passaram. Isso é inaceitável», frisou.

«As pessoas criaram uma história sobre mim que é diferente da verdade. Eu expressei a minha opinião numa entrevista há muitos anos e houve partes que foram tiradas do contexto conforme os interesses dos media. Usaram o que eu disse de forma muito negativa. Por vezes os media precisam de um grande título e uma grande história», acusou.

Di Canio garantiu ainda que não vai para a Premier League falar de política. «Não quero falar de política, não é a minha área. Não estamos no Parlamento. Quero falar de futebol, dos meus jogadores, da direção e dos adeptos. É essa a minha prioridade. Não quero falar mais de política. Não sou uma pessoa política», garantiu.

Os responsáveis do Sunderland também se mostram agastados com a polémica. «É muito triste ler as reações à escolha do Paolo e acusa-lo de racismo insultuoso para ele, mas também para o clube», frisou Margaret Byrne.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!