Já fez LIKE no MaisFutebol?
Reportagem  |  

Brayan Riascos: discípulo de Tite e Asprilla tem um sonho lusitano

REPORTAGEM-MAISFUTEBOL: 'força da natureza' do ataque, colombiano, jogador livre e criado pelo atual selecionador do Brasil. «Quero vencer no futebol português.»

Freddy Rincón e Faustino Asprilla, senhores do balneário da Colômbia no Mundial 1994, zangaram-se 16 anos depois do torneio realizado nos EUA. Motivo? Brayan Riascos, o herói desta reportagem.

Na verdade, Brayan nem sequer era nascido nesse verão de má memória. A Colômbia não passou da primeira fase, Andrés Escobar foi executado a sangue frio meses depois, o futebol colombiano mergulhou numa depressão jamais sentida.

PUB

O que motivou, então, a zanga entre Rincón e Asprilla? Riascos, ex-avançado de Trofense e Famalicão, atualmente livre no mercado de transferências, explica tudo ao Maisfutebol.

«Em 2010, quando eu tinha 16 anos, metade dos clubes colombianos quiseram contratar-me. O Faustino era o representante do Independiente de Medellin e esteve perto de me convencer. O Freddy Rincón trabalhava com o Corinthians e… bem, acabei por preferir jogar no Brasil. O Asprilla não gostou nada, ficou louco.»

Para convencer o Timão, Brayan Riascos marcou «cinco golos no primeiro treino». Tite, atual selecionador do Brasil e treinador do emblema paulista na altura, ficou deslumbrado.

«Veio falar comigo, fez-me várias perguntas e disse-me que não queria perder-me de vista. Eu ainda era um adolescente, mas passei a treinar regularmente com o plantel principal do Corinthians. Aconteceu tudo a uma velocidade louca.»

Ora, e onde entra Portugal no meio desta história? Entra, precisamente, em janeiro de 2014. Pela porta do Trofense.

PUB

«Joguei a final da Copa São Paulo [torneio para equipas de Sub20] e no final um diretor do Corinthians falou-me na possibilidade de jogar na Europa. Disse logo que sim, esse era o meu sonho de menino, desde os dias de brincadeiras de rua em Buenaventura [Estado de Valle del Cauca, oeste colombiano].»

«Se o empresário não pagar, o atleta não joga no Corinthians»

Filho de um médio «razoável» e de uma «avançada fantástica», Brayan Riascos não teve problemas em convencer os pais a deixá-lo sair de casa e agarrar o futebol. «Os meus pais eram fanáticos por desporto e antigos praticantes. Tive sorte.»

Aos 15 anos, Brayan teve uma pequena experiência na Guatemala, aos 16 deixou Asprilla e Rincón de afetos desencontrados, aos 17 conquistou os bons auspícios de Tite no Timão, aos 19 desatou a marcar golos na Trofa.

Brayan Riascos nos tempos do CD Trofense

PUB

«Estive todo o ano de 2014 na II Liga, fiz 33 jogos e 10 golos. Tive a possibilidade de jogar em clubes superiores [n.d.r. Riascos fala no Sporting B], mas o Corinthians pedia um milhão de euros por 60 por cento do meu passe. Acabei por voltar ao Brasil, fui emprestado ao Flamengo paulista e ao Bragantino».  Brayan lamenta a postura do Corinthians e a política desportiva do emblema paulista. «O problema no Corinthians é que… se o seu empresário não colocar dinheiro no clube, você não joga. É triste. Por isso preferi voltar a Portugal e tentar, em definitivo, o meu sonho cá.»

E assim surgiu o Famalicão em janeiro de 2017. Mais uma experiência na II Liga, agora num clube «ambicioso e cheio de adeptos apaixonados».

«A entrada do Dito no Famalicão prejudicou a minha vida»

Brayan Riascos fez 90 minutos na estreia contra o Leixões e voltou a ser titular na semana seguinte. Depois, o azar arruinou-lhe os planos.

PUB

«Contra o Olhanense fiz uma lesão no menisco e tive de parar um mês. Recuperei, dei tudo o que tinha e voltei contra o V. Guimarães B em abril.»

A lutar pela manutenção, o Famalicão mudou de treinador logo depois. Saiu Nandinho, entrou Dito. E Brayan Riascos não voltou a somar minutos. Problemas com o novo treinador?

«Nada, nenhum. Mas a verdade é que a chegada do Dito prejudicou-me. Nunca me deu nenhuma explicação para não jogar. Eu sou uma pessoa educada e também nunca o confrontei. Sempre treinei bem, forte, mas ele tinha outras opções», aquiesce, conformado, o ponta-de-lança colombiano.

‘Força da natureza’, diz quem o conhece bem. «Tenho muita força, muita mobilidade, sou um avançado objetivo. Agradeço tudo o que aprendi com o senhor Tite no Corinthians e as longas conversas com os senhores Rincón e Asprilla numa fase determinante da minha carreira.»

O que se segue? «Portugal, adoro o país e o futebol português. Sou um jogador livre e ainda não mostrei metade do meu valor.»

Brayan Riascos, discípulo de Tite, velho conhecido de duas das maiores glórias colombianas. Um goleador colombiano em busca de uma casa lusitana.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!