Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

Ruben Lima na Croácia: ex-águia brilha em território de leão

Formado no Benfica, vive com sucesso primeira experiência no estrangeiro. No Hadjuk Split, Balakov não prescinde do defesa português

RedaçãoMaria Andrade

Ruben Lima deixou Portugal para rumar à Croácia, mais concretamente trocou o Beira-Mar pelo Hajduk Split e desde Junho que vive o melhor momento na carreira. «Está a ser uma experiência muito boa, está a correr tudo muito bem», garantiu o lateral-esquerdo, da formação do Benfica, em entrevista ao Maisfutebol.

Ruben Lima na Croácia: «Aqui já fui capa de jornal»

PUB

A aventura no estrangeiro começou da melhor maneira: «Logo no início jogámos um amigável com o Barcelona e depois defrontámos o Stoke City para as pré-eliminatórias da Liga Europa. Aqui a liga é boa, estamos em segundo, e tenho sido titular em todos os jogos em que posso alinhar», justificou.

Formado nas escolas do Benfica, passou por empréstimo pelo Desportivo das Aves e pelo Vitória de Setúbal, rumando, depois, em definitivo ao Beira Mar. Seguiu-se a primeira experiência no estrangeiro e o Hadjuk Split onde Ruben, 22 anos, é imprescindível para o ex-sportinguista Balakov. Curiosamente, no V. Setúbal apanhou outra antiga glória dos leões, Manuel Fernandes, e em ambos os clubes a aposta foi maior e o sucesso mais destacado. «Coincidência», disse, a rir.

«Queria crescer e escolhi bem»

A oportunidade apareceu naturalmente. O Hajduk viu-o jogar e quis saber mais. A mudança foi a escolha certa, ainda que um pouco difícil: «No Beira Mar não estava a jogar muito, como tinha acontecido no V. Setúbal. Queria jogar mais, crescer, e lá não tinha tantas oportunidades. Escolhi bem», assegurou, ainda que tenha confessado sentir «muitas saudades de Portugal».

PUB

Mas a cidade de Split até lhe faz lembrar a sua: «Adaptar-me não foi difícil. É uma cidade que me faz lembrar Lisboa. Também tem mar e muita vida.»

Já a língua continua a ser um entrave. «No início foi complicado. A língua foi um problema e ainda é, mas falo mais em inglês. Falo e entendo algumas coisas, mas mais a linguagem dentro de campo», explicou. Ainda assim, no dia-a-dia tenta expressar-se em croata. «O James Dens, jogador brasileiro da nossa equipa, sabe falar bem e diz-me as coisas. Eu repito e até me saio bem, mas ele depois goza», contou.

No entanto, James Dens não é o único a meter-se com o jovem português. Krassimir Balakov não perde uma oportunidade para «picar» Ruben. «Fala-me de Lisboa e de Portugal, mas mais do Sporting e, muitas das vezes, dos golos que marcou ao Benfica, de alguns em especial», revelou.

A adaptação à Croácia teve, igualmente, o contributo de Tonel. O ex-leão joga, porém, em Zagreb, no líder Dínamo, mas a distância é encurtada com facilidade. «Só estive com ele uma vez, quando veio jogar a Split. Estamos separados por 300 quilómetros e é complicado estarmos juntos mais vezes. Mas falamos ao telemóvel. Tonel dá-me dicas sobre tudo: a vida no país e o futebol daqui. Ele já conhece tudo e alerta-me», confessou.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!