Já fez LIKE no MaisFutebol?
Rubrica  |  

Anatomia de um golo: Ronaldo, Barcelona-Valência, 3-2 (1996)

A história de um fantasma e de um trator com motor Ferrari

Alguns colecionadores de banda desenhada poderão lembrar-se de uma curta série de aventuras de futebol, criada no início da década de 70, pelo espanhol Jesus Blasco. Chamava-se «O Fantasma do Forest» e, como o título sugere, tinha como herói um fantasma. Mais precisamente, J.R. Phantom, melhor jogador da história do Rustford Forest: mesmo tendo morrido há muitas décadas, não resistia a voltar à ação e ajudar a sua antiga equipa, sempre que uma velha bola do século XIX era pontapeada, em jeito de chamamento.

PUB

J.R. Phantom era invisível, o que lhe permitia contornar as regras. Ora fazia defesas impossíveis, ora desviava para a baliza adversária remates que pareciam destinados à bandeirola de canto: uma espécie de doping imaterial, não previsto nos regulamentos, ou de antepassado do Sobrenatural de Almeida, de que falava Nelson Rodrigues.

O que os conhecedores de banda desenhada provavelmente não sabem é que, 25 anos depois de sair do aparo de Jesus Blasco, J.R. Phantom ganhou existência própria, deixando de ser uma personagem de ficção. Aconteceu entre 1996 e 1997: numa inédita transferência do além o fantasma passou a vestir a camisola do Barcelona e ganhou o nome terreno de Ronaldo Nazário de Lima.

«Parece-se um pouco com um marciano»

Foi há 20 anos e agora que Messi e Cristiano Ronaldo nos habituaram a recordes e proezas estratosféricas, semana a semana, em épocas consecutivas, torna-se difícil explicar, a quem não viu, até que ponto aquele Ronaldo, ainda magrinho, parecia vindo de outro planeta.

PUB

Transferido do PSV por 20 milhões de dólares, ainda antes de completar 20 anos, integrou-se rapidamente no Barcelona mais aportuguesado de sempre (Vítor Baía, Fernando Couto e Figo, Mourinho como adjunto de Robson). Bastou um jogo, um jogo apenas, para acabar com as dúvidas que pudesse haver: na estreia, a 25 de agosto com o At. Madrid, marcou dois numa goleada de 5-2 que valeu a Supertaça.

Jogar na Liga espanhola ou no campeonato mineiro, para ele, era a mesma coisa: Ronaldo passou por setembro em velocidade de Cruzeiro, com sete golos em seis jogos, incluindo dois à Real Sociedad, em dia de aniversário. Mas foi em outubro que os adjectivos começaram a esgotar-se. Primeiro, no dia 12, em Santiago de Compostela, terra de milagres e peregrinos, houve ISTO numa goleada por 5-1. 

As mãos na cabeça de Bobby Robson – o homem, não o esqueçamos, que já tinha estado no banco da equipa que sofreu o golo de Maradona em 1986 - foram o maior sinal de que algo de sobrenatural estava a acontecer em Barcelona. O golo na Galiza desencadeou uma chuva de elogios e comparações, tanto no Brasil como em Espanha.

PUB

O brasileiro Tostão, das poucas vozes autorizada para invocar os deuses, foi direto ao assunto: «Nunca vi um talento tão natural. Faz golos como Pelé mas dribla como Garrincha». Jorge Valdano, recém-saído do comando do Real Madrid, foi mais elaborado ao definir uma potência explosiva sem paralelo no futebol mundial: «É um trator com motor Ferrari e golo incorporado. Parece-se um pouco com um marciano», resumiu.

Cinco toques, seis segundos

Apenas duas semanas depois do jogo de Compostela, a 26 de outubro, o Barcelona recebia o Valencia. O público culé ainda estava dividido no apoio à equipa de Robson, por causa do processo que, um ano antes, levara à saída de Cruijff e à entrada do técnico inglês. Mas as diferentes tendências uniam-se quando o tema era Ronaldo: por essa altura já era claro que nunca, desde Maradona, um talento tão arrebatador tinha vestido de blaugrana. Nem mesmo heróis da era Cruijff como Romário, Stoichkov e Laudrup.

PUB

Nessa tarde-noite, dois passes de Figo proporcionaram as primeiras acelerações impossíveis do marciano de dentes saídos: 15 minutos, arrancada e golo de Ronaldo. 35 minutos, arrancada e golo de Ronaldo. Mas demasiada felicidade não dá bons épicos. E este, que (spoiler alert!) termina com uma aparição do fantasma, tem o necessário contratempo nos problemas defensivos do Barça, que na segunda parte consentiu dois golos de rajada a Ferreira (52 minutos) e Karpin (58).

Por alguns minutos, o Camp Nou esqueceu-se de Ronaldo e fixou-se na desconfiança para com Robson. Mas, por volta do minuto 73, talvez alguém tenha pontapeado a tal bola do século XIX que trazia J.R. Phantom de volta ao mundo dos vivos. Porque, 20 anos depois, continua a ser essa a explicação mais plausível para o que aconteceu depois de Popescu fazer um desarme a Poyatos no círculo central.

Por um brevíssimo instante a trajetória da bola fica a meio caminho entre os dois cabeças rapadas do Barça: de um lado Ronaldo, do outro Ivan de La Peña, o pequeno Buda. Às vezes, a maior sabedoria consiste em sair da frente e é precisamente o que faz De La Peña, no seu único – mas valioso - contributo para esta história.

PUB

Porque a partir daqui é apenas de Ronaldo que se trata. O primeiro toque, de pé direito, ainda não tem nada de sobrenatural: apenas serve para pôr a chave na ignição do trator-Ferrari: a aceleração instantânea chega para desequilibrar toda a estrutura do Valência. Depois, há quatro homens de camisola branca à volta do Fenómeno. Ferreira vem atrasado e, para bem do futebol, deixa passar o único momento em que poderia ter adiado o inevitável com uma falta violenta. E façamos uma pausa para agradecer mentalmente a decência de Ferreira (ou talvez a sua falta de pernas) antes de prosseguirmos.

Com Engonga a correr pelo lado de fora, como quem procura um atalho, Ronaldo dá mais dois toques de pé direito para embalar. Segue direito aos outros dois homens que o aguardam: Escurza de um lado, Otero do outro. Por esta altura, a aceleração do trator já assusta qualquer transeunte, e os defesas do Valencia tomam a opção mais lógica: juntam esforços e ombros, criando uma parede instantânea, onde o Ferrari parece condenado a esborrachar-se. E é então que J.R. Phantom decide o jogo para o Barcelona: vejam, frame a frame, o que acontece depois de Ronaldo dar o único toque de pé esquerdo nesta jogada. Vejam como, por uma fração de segundo, ele se torna invisível e passa através da parede, para reaparecer metro e meio mais à frente e bater Zubizarreta com o quinto e último toque na bola.

PUB

Passaram apenas seis segundos desde que Popescu fez o desarme, mas é tempo mais do que suficiente para se construir um golo imortal. O mais fantasmagórico dos 47 que Ronaldo marcou nos seus 49 jogos dessa temporada. Depois, no verão, uma birra de contratos levou-o a trocar o Barcelona pelo Inter, que bateu a cláusula de 32 milhões fixada pelos catalães. Ronaldo nunca mais foi magro e o fantasma de J.R. Phantom deixou o Camp Nou, voltando seis anos depois, nos pés mágicos de outro Ronaldinho com dentes saídos. Mas essa já é outra história.

Veja aqui os outros golos no hat-trick do fantasma.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!