Já fez LIKE no MaisFutebol?
Segue-se a França  |  

No final ganha a Alemanha com Neuer a fazer de Beckenbauer

Argélia obriga Muller e companhia a usar todos os truques do livro e Schurrle a fazer uma pobre imitação de Madjer

Rabah Madjer, que anda nesta altura pelo Dubai, acreditou que a sua seleção poderia repetir a façanha de 1982, com nova surpresa frente à poderosa Alemanha (1-2). Porém, o antigo jogador do FC Porto assistiu a uma pobre imitação do seu golo na final da Taça dos Campeões Europeu. Andre Schurrle saltou do banco para reagir de forma improvisada ao cruzamento de Thomas Muller. Os guarda-redes envolveram-se num duelo de titãs durante o tempo regulamentar. Rais Mbolhi (CKSA Sofia), nascido em França há 28 anos, foi uma muralha perante as ofensivas germânicas e terminou como Homem do Jogo para a FIFA. Porém, perdurará na memória coletiva o instinto de Manuel Neuer fora dos postes. Os elogios foram chegando de todo o lado, incluíndo de alguns homólogos com nítidas preocupações sobre a exigência que passará a recair sobre eles. Bem Foster, guarda-redes internacional ingles, resumiu o sentimento. Halliche (em fim de contrato com a Académica) e seus pares rebatiam as investidas germânicas, com Islam Slimani (Sporting) a comandar o ataque regular à baliza de Manuel Neuer. Ao minuto 89, como demonstração do equilíbrio que marcou o tempo regularmentar, o guarda-redes alemão viu-se obrigado a sair uma vez mais rapidamente dos postes para desarmar o isolado Feghouli. Chegou o justo prolongamento mas os homens de Vahid Halilhodzic, que terão iniciado o período de jejum do Ramadão no sábado, apresentavam já sinais de cansaço. No arranque do tempo-extra, Thomas Muller mostrou a melhor face e surgiu na área para assistir Schurrle. O passe saiu atrasado, para o pé esquerdo de Schurrle, mas este arriscou o toque ligeiro, já no limite, fazendo o que pode ou não ser um golo de calcanhar.

PUB

«Campo retangular, bola redonda, não se pode usar as mãos. Ao fim de 90 minutos, ganham os alemães, os outros revoltam-se e os ingleses encolhem os ombros, dizendo que a verdadeira guerra foi ganha por eles em 1945.»

A conclusão histórica é de Pete Davies, escritor inglês, mas Gary Lineker viria mais tarde a popularizar o conceito. Nesta segunda-feira, quando Schurrle derrubou a resistência argelina, o antigo goleador recuperou num ápice a máxima. Argélia por terra em mais 120 minutos de grande qualidade no Mundial 2014. Segue-se a França.

Confira a FICHA DE JOGO  

O jogador do Chelsea entrou em campo ao intervalo, substituíndo o inoperante Gotze, mas teve de esperar pelo prolongamento para deixar a sua marca no encontro. Foi o 26º golo marcado por um suplente neste Mundial de 2014, demonstrando a crescente importância de um leque de escolhas alargado.

PUB

  
Neuer saiu da área com incomum regularidade e tocou por 19 vezes na bola para lá dos habituais limites. No fundo, fez aquilo que sempre quis, já que em miúdo não desejava ser guarda-redes.

Perante uma Argélia acutilante nas transições ofensivas, aproveitando falhas no último reduto germânico, Manuel Neuer foi um líbero à imagem de Franz Beckenbauer, presidente honorário do seu Bayern Munique.

PUB

Joachim Low chegou ao ponto de desespero e houve espaço para um truque pouco conhecido no livro alemão. Thomas Muller, geralmente frio e eficaz, abraçou um conceito duvidoso de jogada estudada.

Ao minuto 88, já sem grandes ideias, a seleção que goleou Portugal (4-0) conquistou um livre frontal. Vários jogadores à volta da bola, Schweinsteiger a esboçar um curioso sorriso e Muller a tropeçar porque sim, antes de partir para a área. Felizmente, os argelinos anularam o lance. E para a história fica apenas a parvoíce.

PUB

A Argélia parecia desistir. As pernas falhavam. Em cima da hora, após jogada de insistência, Ozil assinou o injusto 2-0. E ainda assim, a Alemanha não abandonou o relvado com o desfecho aparentemente tranquilo. Segundos mais tarde, Djabou reduziu a desvantagem e relançou o encontro. Infelizmente para a seleção africana, sem tempo para mais. O público, de qualquer forma, agradeceu. Mais um grande espectáculo neste Campeonato do Mundo de 2014.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!