Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga  |  

Liga: a análise da 16.ª jornada

Segue a dança dos segundos

Continua a dança de cadeiras no segundo lugar da Liga com o FC Porto a assistir cada vez mais distante. O Benfica entrou em 2019 no segundo lugar, a quatro pontos do campeão. Na ronda seguinte, era o Sporting que estava no segundo posto, a cinco pontos do campeão. Agora, concluída a 16.ª ronda, é o Sp. Braga que se chegou à frente, a seis pontos do campeão. Sintomático. A equipa de Sérgio Conceição não para de ganhar, somou o 18.º triunfo consecutivo e voltou a ganhar pontos a um adversário direto, desta vez ao Sporting, precisamente antes do clássico de Alvalade que vai fechar a primeira volta.

Ainda com uma jornada por disputar da primeira metade do campeonato, o FC Porto vai definitivamente embalado. Desta vez fechou a ronda, no Dragão, com uma vitória segura sobre o Nacional (3-1). A equipa de Sérgio ainda demorou a entrar no jogo, mas com dois golos de rajada, chegou ao intervalo já com uma vantagem sólida (2-0). Nada de novo, seria a 18.ª vitória consecutiva da equipa de Sérgio Conceição. Por muito que o treinador desvalorize esse pormenor, a verdade é que o FC Porto já igualou a melhor série de sempre, do Benfica de Jorge Jesus, em 2010/11.

PUB

Um triunfo importante, logo a seguir ao desaire do Sporting em Tondela (1-2), que permite agora ao Dragão ir a Alvalade, na próxima jornada, com uma vantagem confortável de oito pontos que até podem vir a ser onze no final da primeira metade da competição.

Os leões recuperaram Bruno Fernandes para a visita ao Estádio João Cardoso, mas perderam Bas Dost, por precaução, devido a um traumatismo craniano que o avançado sofreu no jogo com o Belenenses. A ausência do goleador fez-se notar num jogo em que os leões voltaram a ceder vantagem ao adversário, com Juan delgado a abrir o marcador logo aos cinco minutos.

Uma trivela de Tomané cavou ainda mais o fosso diante de uma equipa de Keizer longe dos tempos fulgurantes que marcaram o arranque do novo treinador. Mathieu ainda reduziu, mas já não deu para mais e os leões voltaram a cair do segundo para o quarto lugar da classificação.

PUB

O novo segundo classificado é agora o Sp. Braga que, depois de ter andado à boleia dos dois rivais da Segunda Circular, assumiu agora o comando do pelotão na perseguição ao camisola amarela com uma vitória esforçada, no passado sábado, sobre o Boavista (1-0).

Um golo solitário de Ricardo Horta foi suficiente para Abel Ferreira somar o 11.º triunfo. Até agora os minhotos só perderam com FC Porto e com o Benfica e contam, nesta altura, com a segunda melhor defesa da Liga, a par do Belenenses, com apenas dezasseis golos consentidos em outras tantas jornadas.

PUB

Mas o passado sábado ficou, acima de tudo, marcado pela reviravolta histórica do Benfica diante do Rio Ave que marcou a estreia de Bruno Lage no banco da equipa da Luz. Os vilacondenses, que também estreavam um novo treinador, Daniel Ramos, ainda ameaçaram comprometer a estreia do treinador promovido da equipa B, ao marcarem os dois primeiros golos do jogo.

A Luz chegou a gelar, mas o Benfica, transfigurado em 4x4x2, reagiu em força e, embalado pela determinação de João Félix, a figura da jornada, empatou antes do intervalo, com golos de Seferovic e João Félix, antes de dar a volta na segunda parte com mais dois golos dos mesmos protagonistas. A Luz aplaudiu de pé o jovem médio que só tinha sido titular em dois jogos da Liga com Rui Vitória.

PUB

Uma análise que não podia deixar de fazer referência ao quarto triunfo consecutivo do Moreirense. A equipa de Ivo Vieira bateu o vizinho da Vila das Aves com um golo solitário de Loum e ultrapassou outro vizinho, o Vitória, para chegar ao quinto lugar da classificação.

Máximo proveito sobre o desaire da equipa de Guimarães que caiu diante do Belenenses de Silas (0-1), outra das equipas em boa forma nesta altura do campeonato, no Estádio Nacional.

No fundo da classificação, destaque para o ponto arrancado pelo Desp. Chaves no Bonfim (0-0), o segundo consecutivo depois de oito derrotas consecutivas.

Sinais positivos para os lados de Trás-os-Montes, mas o grande destaque vai para o triunfo do Marítimo sobre o Portimonense (2-1), logo a abrir a ronda, que permitiu aos madeirenses deixarem a desconfortável zona de despromoção.

Confira os jogos da próxima jornada e a classificação

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!