Já fez LIKE no MaisFutebol?
Sobe  |  

Os cinco portugueses de 2014

As figuras maiores do futebol no ano que agora termina

Os cinco portugueses que mais se distinguiram no futebol, em 2014. Na minha opinião, claro.

1. Cristiano Ronaldo

PUB

Mal 2014 tinha começado e já o avançado do Real Madrid era eleito o melhor do mundo. Passou o ano a provar que tinha sido a opção certa. Em 2015 lá renovará o título. Pelo meio bateu diversos recordes, venceu a décima Taça dos Campeões para o Real Madrid e deu mais alguns passos em direção áquele que é agora o objetivo maior: ser o melhor jogador de futebol de sempre. Por muito subjetiva que essa designação possa ser. Este foi também o ano em que uma lesão o impediu de terminar bem a época e contribuiu para um Mundial dececionante, no Brasil. Apesar desse ponto negro, tudo o resto foi tão imponente que é pacífico dizer que no futebol não houve outro português como ele.

2. Jorge Jesus

O treinador do Benfica foi campeão pela segunda vez em cinco temporadas. Não será muito para os milhões investidos, mas é seguramente melhor do que o passado recente do emblema das águias. Conquistou tudo em Portugal e nem a segunda derrota consecutiva na final da Liga Europa retira brilho ao trabalho do treinador. No mercado de Verão viu partir algumas das mais importantes figuras da equipa, mas fecha o ano com mais seis pontos do que o FC Porto, além de uma vitória rara no Dragão, para a Liga. Está fora das competições europeias e da Taça de Portugal, mas bem por dentro do principal objetivo da temporada: reconquistar o título, ser campeão em dois anos consecutivos, o que não acontece na Luz há 30 anos. Não chegou para entrar na lista de dez candidatos a treinador do ano, mas é suficiente para ser o melhor em Portugal.

PUB

3. Leonardo Jardim

Herdou o pior Sporting e devolveu-o à Liga dos Campeões, à frente do FC Porto e não muito longe do Benfica e seus milhões. Depois, como é costume, achou que o trabalho estava feito e rumou ao Mónaco. Mal chegou e já tinham partido as duas figuras da equipa, Falcao e James, mais uns quantos. O início foi doloroso, mas a verdade é que cinco vitórias em dezembro (e zero golos sofridos!!!) deixaram o Mónaco nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e perto dos melhores na Liga francesa. Já não dará para ser campeão, claro, mas chegou para calar os críticos, segurar o emprego e reforçar a ideia: é treinador para fazer carreira na Europa.

4. Marco Silva

O que fez no Estoril é notável. Deixou a equipa em quarto lugar e na Liga Europa. Passou a treinar o Sporting e só um grosseiro erro de arbitragem impediu que se apurasse para os oitavos-de-final da Champions. Ficou na Liga Europa. Eliminou o FC Porto no Dragão. Apesar de ter feito menos do que se esperava no campeonato, ficou claro que o Sporting pode bater-se com os rivais. De novo. Ainda é cedo para discutir a sério o título, mas a promessa está lá. O ano termina com Marco Silva a precisar de exibir outras qualidades. A forma como tem lidado com a insólita pressão de Bruno de Carvalho demonstra maturidade. Aconteça o que acontecer até 31 de dezembro, foi um ano de afirmação. 

PUB

5. Rui Jorge

Enquanto todos temiam pelo futuro da seleção nacional e discutiam a renovação, Rui Jorge e a sua equipa técnica construíam uma equipa sub-21 formidável. O trabalho do selecionador permitiu uma fase de apuramento inesquecível e ajudou a dar visibilidade a jogadores que, entretanto, se afirmaram nos seus clubes e até, em alguns casos, já estão na seleção principal. Rui Jorge foi sólido, enfrentou sempre os problemas e merece ser olhado como um dos talentos da nova geração de treinadores portugueses. 

Nota: se a lista tivesse dez nomes acrescentaria Fernando Santos (o Mundial com a Grécia, mais as vitórias fundamentais com a seleção portuguesa, menos o castigo bizarro), Rui Vitória (muitos meses de extraordinário trabalho em Guimarães), José Mourinho (outra vez principal candidato na Premier League e o Chelsea como equipa a ter em conta na Champions), Paulo Sousa (domínio na Suíça, mais o apuramento na Champions) e Tiago (campeão em Espanha, fundamental no regresso à seleção nacional).

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!