Já fez LIKE no MaisFutebol?
Sociedade  |  

Diabéticos: especialistas acusam juíza de «disparate»

Magistrada suspendeu um despacho governamental que permitia aos Técnicos de Ambulância e Emergência administrar uma injeção para travar hipoglicemia

PP

Especialistas da área da Diabetes acusam uma juíza de fazer «um disparate», ao suspender um despacho governamental que permitia aos Técnicos de Ambulância e Emergência (TAE) administrar uma injeção para travar crises de hipoglicemia, escreve o Jornal de Notícias. Alguns dizem mesmo, que a decisão da magistrada coloca em risco a vida dos diabéticos.

Recorde-se que a Ordem dos enfermeiros apresentou no Tribunal Administrativo de Lisboa uma providência cautelar a contestar o referido despacho governamental, que entrou em vigor em dezembro passado.

PUB

Luís Gardete Corrreia, da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, afirmou ao JN que «a decisão é um completo disparate, quem decidiu não pode estar dentro do contexto. São os doentes que saem a perder». E acrescenta que «qualquer pessoa pode dar, não faz sentido que um técnicos não o possa fazer».

A injeção em causa, de glucagom (glicose), é administrada em vítimas de hipoglicemia. A injeção intramuscular pode ser administrada por qualquer pessoa, uma vez que não acarreta riscos. A mesma fonte lembra que os familiares dos diabéticos, sejam analfabetos ou professores universitários aprendem, em cinco minutos, a administrar a injeção.

Já José Manuel Boavida, diretor do Programa Nacional para a Diabetes diz que «não dar o glucagom é que pode ser um risco. Adiar 20 ou 30 minutos pode ser dramático». Este especialista lamenta que problemas laborais entre enfermeiros e Técnicos de Ambulância e Emergência possam prejudicar os pacientes.

Desde dezembro foram dadas injeções em 101 situações graves de hipoglicemia, permitindo salvar os doentes.

Ainda segundo o JN, a magistrada que suspendeu o despacho é a mesma que decidiu contra o encerramento da MAC, em Lisboa.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!