Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga  |  

Época 2017/18 começa a rolar: o regresso dos clubes da Liga

Sp. Braga, que inicia a pré-época nesta segunda-feira, é a primeira equipa a voltar ao trabalho. Ponto de situação sobre os preparativos das 18 equipas e sobre as principais datas do arranque da época.

Redação

Menos de um mês depois do final da Liga, eis que começa a rolar a temporada 2017/18. O Sp. Braga, que inicia a pré-época nesta segunda-feira, é a primeira equipa a regressar ao trabalho.

Os arsenalistas e o Marítimo são as primeiras equipas da Liga a entrar em competição oficial, com a terceira pré-eliminatória da Liga Europa a começar a decidir-se ainda no final de julho.

PUB

Neste regresso há ainda muita coisa em aberto no plantel do Sp. Braga, que mantém Abel Ferreira como treinador. São para já sete os reforços e ao todo quase quatro dezenas de jogadores com contrato.

Com o sorteio do campeonato marcado para 7 de julho, esta é ainda uma fase de definições para todas as equipas, que ainda acertam inclusivamente o calendário da pré-temporada. O Maisfutebol faz aqui um primeiro ponto de situação sobre o regresso das 18 equipas e sobre as principais datas do arranque da época.

Enquanto Sp. Braga e Marítimo entram mais cedo na Europa, as equipas que ficaram abaixo do quinto lugar e os recém-promovidos estreiam-se a 30 de julho, na segunda fase da Taça da Liga. Benfica e V. Guimarães têm a Supertaça a 5 de agosto, FC Porto e Sporting são quem entra mais tarde em competição oficial, à partida na 1ª jornada da Liga, marcada para 9 de agosto. Se bem que os «leões» têm para gerir um calendário muito intenso neste arranque, com o «play-off» da Liga dos Campeões no meio das primeiras jornadas do campeonato, pelo que começam a pré-temporada mais cedo, ainda no final desta semana.

PUB

A pré-época das equipas da Liga

Benfica

Regresso a 30 de junho, sujeito a confirmação

Ainda sem a informação completa sobre a pré-temporada divulgada, o Benfica vai participar de 12 a 15 de julho na UhrenCup, torneio na Suíça com Neuchatel Xamax e Young Boys. Está previsto ainda um jogo na Algarve Cup a 20 de julho, com adversário a definir. Em aberto a Eusébio Cup: estava marcada para 22 de julho com a Chapecoense, mas o clube brasileiro não pode participar. Segue-se a reta final da pré-época em Inglaterra, a terminar com a presença na Emirates Cup, a 29 e 30 de julho, com jogos frente a Arsenal e RB Leipzig. O arranque oficial da época será a Supertaça frente ao V. Guimarães no sábado seguinte, 5 de agosto.

FC Porto

PUB

Regresso a 3 de julho

Com a informação completa do programa de pré-temporada do FC Porto agora de Sérgio Conceição, está confirmada a presença dos dragões no torneio SuperCopa Tate no México, com jogos frente ao Cruz Azul (17 julho) e Chivas (19 julho), num torneio que conta ainda com a Juventus, Monterrey e Tigres. Depois, a 23 de julho há particular com o Vitória, em Guimarães. Ainda na agenda um jogo no Algarve com o Portimonense a 27 de julho e por fim a apresentação formal aos adeptos, marcada para 30 de julho, frente ao Deportivo Corunha.  Os horários estão por confirmar. O arranque oficial da época para o FC Porto será na 1ª jornada da Liga, que tem para já como data de referência 9 de agosto.

Sporting

Regresso a 22 de junho

Em época que envolve um arranque em alta rotação, os «leões» começam cedo. Os primeiros dois dias estão reservados para exames médicos, iniciando-se os treinos na semana seguinte, ainda necessariamente a meio-gás, com Jorge Jesus sem poder contar com muitos jogadores ausentes nas seleções. Na pré-temporada está para já previsto um estágio em Nyon e ainda os habituais jogos em Alvalade na reta final da pré-época, a apresentação aos adeptos, a 22 de julho, e o Troféu Cinco Violinos, a 29, à partida com a Fiorentina como convidada. O arranque oficial da época será à partida na 1ª jornada da Liga, marcada para 9 de agosto, embora os «leões» tenham ponderado tentar antecipar a segunda jornada para o fim de semana anterior. A primeira mão do play-off da Champions será a 15 ou 16 de agosto, a segunda a 22/23.

PUB

V. Guimarães

Regresso a 3 de julho

Com estreia oficial marcada para 6 de agosto, na Supertaça, o plantel do V. Guimarães, com Pedro Martins a manter-se ao comando da equipa, apresenta-se ao trabalho a 3 de julho. Participará no torneio do Varzim, a 15 e 16 de julho, faltando ainda confirmar informação sobre o resto do programa da pré-temporada.

Sp. Braga

Regresso a 19 junho

O primeiro clube da Liga a voltar, para já com exames médicos. O estágio de pré-temporada dos arsenalistas, que mantêm Abel Ferreira como treinador, será em Braga. O primeiro jogo oficial da época será para a Liga Europa, a 27 de julho. O adversário dessa terceira pré-eliminatória será conhecido no sorteio de 14 de julho.

Marítimo

Regresso a 26 de junho

O Marítimo, que manteve Daniel Ramos como treinador, volta uma semana depois do Sp. Braga. Começará os trabalhos na Madeira e fará depois um estágio em Lousada. Também entra em competição oficial a 27 de julho, para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

PUB

Rio Ave

Regresso a 28 de junho

Arranque com dois dias de exames médicos para a equipa que terá como treinador o estreante Miguel Cardoso. Os treinos começam a 30 de junho. A 15 de Julho o Rio Ave estará na apresentação do Leixões e tem estágio de pré-temporada de 16 a 23 de julho, estando ainda por definir os adversários nesse período. A estreia oficial será a 30 de julho, data marcada para os jogos da segunda fase da Taça da Liga.

Feirense

Regresso a 29 de junho

Ainda sem muita informação pública sobre a pré-temporada, o Feirense, que mantém Nuno Manta depois do oitavo lugar na época passada, tem previsto o regresso com dois dias de exames médicos, iniciando os treinos na segunda-feira seguinte, 3 de julho. Também tem o primeiro jogo oficial como 30 de julho como data de referência, para a segunda fase da Taça da Liga.

Boavista

Regresso a 29 junho

PUB

Primeiros dias reservados para exames médicos, com o início dos treinos marcado para 3 de julho, é para já a informação disponível sobre a pré-temporada da equipa que mantém Miguel Leal como treinador.

Estoril

Regresso a 26 de junho

Para já está anunciada a data em que a equipa que continua a ser orientada por Pedro Emanuel voltará ao trabalho, ainda sem mais informações relativas à pré-época confirmadas.

Desp. Chaves

Regresso a 28 de junho

De 28 a 30 de junho a equipa que passa a ser treinada por Luís Castro cumprirá exames médicos. Os treinos começam a 3 de julho e a pré-temporada inclui um estágio em Melgaço de 17 a 21 de julho.

V. Setúbal

Regresso a 29 junho

Programa definido para a pré-temporada da equipa orientada por José Couceiro, com os três primeiros dias dedicados a exames médicos. De 14 a 22 de julho o Vitória vai estagiar em Isla Canela, Espanha, paredes meias com o Algarve, defrontando durante esse período o Lusitano VRSA (dia 15), o Rayo Vallecano (18), o Bétis (21) e o Sheffield Wednesday de Carlos Carvalhal (22).

PUB

Paços Ferreira

Informação sobre a pré-época ainda não divulgada

Belenenses

Regresso a 26 de junho

A equipa orientada por Domingos Paciência tem previsto um estágio de pré-temporada em Melgaço, bem como a participação no torneio do Varzim, entre 15 e 16 de julho. O encerramento da pré-temporada será a apresentação aos adeptos no Troféu Vicente Lucas, a 2 de agosto.

Moreirense

Regresso a 26 de junho

Com Manuel Machado de volta, o Moreirense ainda trabalha na definição do plantel. Está marcado o fim das férias para 26 de junho mas ainda em aberto mais detalhes sobre a pré-temporada.

Tondela

Regresso a 29 junho

Um dos clubes com a pré-época já definida, mantendo Pepa como treinador. Arranque com exames médicos, seguidos do primeiro treino, marcado para 3 de julho. Depois de um período de treinos em Tondela a equipa fará um estágio no Luso, de 19 a 26 de julho.

PUB

Portimonense

Regresso a 29 de junho

Na época de regresso à Liga, com Vítor Oliveira a manter-se depois da subida, a equipa algarvia recomeça os treinos a 3 de julho, com um estágio no renovado Estádio Dois Irmãos, que o clube passa a usar como centro de treinos. Trabalha aí até 8 de julho, seguindo depois para o norte, onde tem previstos vários jogos. No calendário de pré-época inclui-se ainda um jogo com o Sheffield United de Carlos Carvalhal, outro com o FC Porto, a 27 de julho, e ainda a final do Torneio Algarve, a 6 de agosto.

D. Aves

Regresso a 1 de julho

De volta à Liga e com Ricardo Soares como novo treinador, o D. Aves tem já agendado o regresso, mas ainda falta confirmar informação adicional sobre a pré-temporada.

PUB

As principais datas do arranque da época para as equipas da Liga:

7 julho: sorteio da Liga 2017/18 e também da Taça da Liga

14 julho: sorteio da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa

27 julho: 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, para Sp. Braga e Marítimo (2ª mão a 3 de agosto)

30 julho: 2ª fase da Taça da Liga, com os clubes da Liga classificados do quinto lugar para baixo na época passada

4 agosto: sorteio do play-off da Liga dos Campeões e também da Liga Europa

5 agosto: Supertaça, Benfica-V. Guimarães (Aveiro, 20h45)

9 agosto: 1ª jornada Liga

15/16 e 22/23 agosto: Play-off Liga dos Campeões, para Sporting

17 e 24 agosto: Play-off Liga Europa, dependente do apuramento de Sp. Braga e Marítimo

12/13 setembro: Início da fase de grupos da Liga dos Campeões para Benfica e FC Porto. Eventualmente também Sporting, se se apurar

14 setembro: Início da fase de grupos da Liga Europa para V. Guimarães. Eventualmente também para Sp. Braga e Marítimo, se se apurarem; e Sporting, se for eliminado no play-off da LC  

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!