Já fez LIKE no MaisFutebol?
Benfica  |  

Taça da Liga: hegemonia do Benfica apesar do desplante de Rafael

Paços de Ferreira só venceu o Benfica por três vezes

Não se espera uma tarefa fácil para o Paços de Ferreira na final da Taça da Liga. O clube da Mata Real enfrenta o favorito Benfica, sabendo que o histórico de confrontos entre os dois emblemas lhes é, francamente, desfavorável. Se as estatísticas servissem de alguma coisa, o Benfica já poderia encontrar um espaço no seu museu para mais este troféu.

De facto, Paços de Ferreira e Benfica defrontaram-se 29 vezes em toda a história. O Benfica venceu 26, o Paços de Ferreira, apenas por três vezes. Os clubes nunca se defrontaram nesta competição, mas, na Taça de Portugal, em três encontros, os encarnados têm 100 por cento de aproveitamento.

PUB

A história dos duelos entre «águias» e «castores» é recente. O Paços de Ferreira chegou à I Divisão em 1991, arrancando logo um empate a um golo no primeiro confronto. Bom augúrio? Nem por isso. Seguiram-se cinco triunfos do Benfica, entre 1992 e 1994, até novo empate, sem golos, já no ano 2000. Estava, agora sim, dado o mote para a primeira desfeita pacense.

A tarde mágica de Rafael e o azar de Moretto

A 18 de Março de 2001, o Paços de Ferreira de José Mota escreveu, por ventura, a melhor página da história dos confrontos com o Benfica. Num jogo à moda antiga, com o sol a iluminar os «castores», o Benfica de Toni caiu, finalmente, aos pés do Paços. Rafael, que viria a passar sem sucesso pelo F.C. Porto, foi a grande figura do encontro, apontando dois golos. O compatriota Leonardo fez o terceiro do triunfo por 3-2 (para o Benfica marcaram Carlitos e Roger). Era o pior Benfica de sempre, a terminar a época no sexto lugar, que tombava perante os nortenhos.

A partir daí, o Paços venceu o Benfica mais duas vezes, ambas em casa, nas temporadas 2001/02 e 2005/06.Nesta, foi outro brasileiro a brilhar. Júnior fez dois golos, um deles num «frango» incrível de Moretto.

PUB

Pelo meio, o Benfica. Muito Benfica. Houve uma goleada de 7-0 ministrada por Jesualdo Ferreira, em 2002/03, que fica como a maior de sempre entre os dois clubes e um esclarecedor registo em aberto: o Benfica venceu os últimos dez jogos que disputou com o Paços de Ferreira. Série para manter ou quebrar?

Golos...e com fartura!

Mais um dado para quem gosta de jogos abertos: podem esperar-se golos! Em 29 jogos, só por uma vez um deles terminou sem qualquer golo marcado e, nos restantes 28, o Benfica marcou sempre, mesmo quando não venceu. Mesmo o P. Ferreira festejou em 20 golos.

Há vários resultados pesados a registar, também. Sempre a favor do Benfica. Os referidos 7-0 de 2003, mais um 5-0 em 1992/93, e dois 5-1, o último dos quais há um mês, na Mata Real. O futebol de ataque, portanto, não é apenas uma promessa: é um dado estatístico. Motivos de sobra para estar atento ao duelo deste sábado no Cidade de Coimbra.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!